Cuidar do processo produtivo do eucalipto é uma condição fundamental para obter a celulose solúvel com a qualidade esperada pelos clientes. E um dos segredos para se alcançar este resultado é ter equipes bem preparadas. Atento a isso, o setor de Silvicultura da Bracell BA deu início ao I Curso de Silvicultura in Company Bracell. Com conclusão prevista para dezembro de 2020, a capacitação é ministrada por colaboradores da própria empresa e por especialistas de instituições como o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), a Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), dentre outras. O curso conta com aulas teóricas e práticas sobre as atividades florestais que contribuirão para o aprimoramento técnico da equipe, possibilitando uma visão ampliada de toda a cadeia produtiva do negócio da empresa.
Além de profissionais da Silvicultura, integram a turma de estudantes colaboradores de setores como Planejamento, Controladoria, Meio Ambiente e Certificações, Viveiro, Setec e Relações Institucionais. Desta maneira, o curso promove a integração entre os profissionais e o debate multidisciplinar dos conteúdos abordados.
Para Dandara Real, especialista em Silvicultura, o curso marca o início de um novo momento na Bracell. “A empresa está investindo cada vez mais em pessoas e este curso é um reflexo disso”. Segundo ela, serão abordados assuntos como preparo do solo, nutrição, melhoramento genético, processo de produção da celulose solúvel, manejo florestal, produção de mudas, tecnologia de aplicação de herbicida e gestão socioambiental e outra série de assuntos que visam promover o aprimoramento técnico dos colaboradores participantes e possibilitar a eles uma visão ampliada de toda a cadeia produtiva do negócio da empresa.
A primeira aula foi ministrada pelo professor José Leonardo Gonçalves, do Ipef, um dos mais respeitados especialistas do Brasil em Solos e Nutrição. “Ele valorizou a iniciativa da Bracell e reconheceu claramente os Valores Fundamentais – TOPICC entre os participantes do curso”, completa Dandara, agradecendo o apoio da área de Recursos Humanos, que viabilizou a infraestrutura necessária para as aulas.