Skip links

Treinamento orienta sobre manuseio da fauna silvestre

Preparar nossas pessoas para lidar com animais silvestres em nossas propriedades – e fora delas. Este foi o objetivo do Treinamento de Manejo e Resgate de Animais Silvestres realizado nos dias 16 e 17 de outubro pela área de Meio Ambiente florestal da Bracell BA para cerca de 40 colaboradores da Brigada de Incêndios Florestais e do Setor Técnico (Setec). De acordo com Igor Estefane Macedo, especialista em Meio Ambiente, o “resgate de fauna é uma estratégia de manejo para dar sobrevida aos animais silvestres para que eles não venham a morrer devido a alguma atividade impactante dentro das operações florestais ou fora delas, como serem atropelados ou caçados por pessoas da comunidade”.

O treinamento teve duração de duas horas, sendo uma teórica, ministrada por Igor, e uma prática, ministrada por Diego Silva, biólogo, portador das serpentes pelo Ministério Público de Cruz das Almas. De acordo com Igor, o público-alvo foi definido com base nos registros de avistamento de animais pelas equipes durante a execução de suas respectivas atividades. “Durante a operação, nos talhões e principalmente na coleta de brotos, que ocorre à noite, os colaboradores se deparam muito com mamíferos, aves, lagartos e serpentes, algumas delas de importância médica e que podem causar acidentes fatais ou não”, diz Igor. Ainda segundo ele, na maioria das vezes, os avistamentos de animais silvestres ocorrem nas vias, entre os talhões, ou nos acessos entre os projetos florestais, e entre as reservas de mata nativa. “Alguns destes animais não têm agilidade para fugir e acabam ficando acuados, o que leva à necessidade de fazer o seu manejo até um local de reserva que possa lhes dar sobrevida”, explica o biólogo.

Para o treinamento, foram utilizadas uma corn snake, tipo de cobra muito utilizada para educação ambiental por ser calma e adequada para o público se familiarizar, e também duas jiboias de aproximadamente 1,80m e 8 quilos. Com elas, os facilitadores ensinaram duas técnicas de resgate: a manual, utilizando o chamado gancho herpetológico – equipamento apropriado para captura de serpentes, e outra, sem a necessidade de contato manual com o animal, utilizando-se dois ganhos (ou até mesmo um rodo ou galho de árvore) e um balde para transportá-lo para outro ambiente.

“Todos estavam muito curiosos e interessados em saber o que fazer quando avistar animais silvestres e isso vai contribuir bastante para o nosso programa de avistamento de fauna”, explica Igor. “É um conhecimento que deve ser disseminado para as comunidades, os familiares, e não pode ficar guardado só aqui na Bracell”, afirma Igor.

Logo após o treinamento, uma equipe da Brigada se deparou com uma jiboia numa estrada florestal e pôde testar – com sucesso – os novos conhecimentos na prática. O registro foi feito em vídeo e compartilhado pelo whatsapp.

Importante saber que qualquer colaborador pode contribuir com o programa de avistamento de fauna. Caso observe e fotografe algum animal em áreas da Bracell BA, basta enviar a informação e a foto para o whatsapp (75)99806-0048.