Uma atividade diferente e empolgante está agitando os estudantes, professores e outros moradores das comunidades rurais onde acontece o Projeto Ecomunidade, realizado pela Bracell BA: é a Gincana Ecológica e Cultural, com atividades que estimulam a educação ambiental, a socialização, a saúde e o espírito de equipe dos participantes. A iniciativa propõe a discussão de temas referentes ao meio ambiente, a transformação do meio pela ação humana, os impactos causados por estas ações e as possíveis formas de intervenção a fim de garantir às próximas gerações os recursos naturais indispensáveis à sua sobrevivência. Segundo Ana Paula Batista, coordenadora do projeto, a gincana acontece em quatro das 18 comunidades onde o Ecomunidade é realizado.
A edição mais recente foi em 25 de outubro, na Escola Municipal Oliveira Brito, em Cinco Estradas, distrito de Entre Rios. Antes dela, a gincana aconteceu em homenagem ao Dia da Árvore, em 21 de setembro, em Sítio do Meio, também em Entre Rios, e em 11 de outubro, em comemoração ao Dia da Criança, na comunidade de Pindobal, em Alagoinhas. A próxima edição será no dia 15 de novembro, em São José do Avena, distrito de Itanagra.
“As tarefas estimulam a reflexão sobre a questão ambiental como um todo, mas especialmente sobre a coleta seletiva, com foco nos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar). Buscamos sensibilizar o público sobre a importância da preservação ambiental, principalmente, no que se refere aos cuidados na produção do lixo, proporcionando, ainda, a melhoria das condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis, agregando valor ao material coletado e orientando para o uso consciente dos recursos naturais”, ressalta Ana Paula.
A Gincana Ecológica e Cultural conta com provas como a dos mascotes feitos com recicláveis, desfile de roupas confeccionadas com recicláveis, festival de paródias sobre os 3 Rs e produção de brinquedos com material reaproveitado. Além disso, há provas como o painel temático sobre lixo, sua destinação correta e impactos à saúde e ao ambiente, prova da receita com reaproveitamento de alimentos, prova da elaboração do coletor de lixo mais criativo e prova da maior quantidade de acondicionamento de resíduos recicláveis para doação aos catadores da comunidade.
Em Cinco Estradas, a gincana surpreendeu a equipe de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell. Em cumprimento a algumas das tarefas as equipes deram show de criatividade apresentando uma mesa de totó (pebolim) feita com cabo de vassouras e pregadores, roupas feitas com capa de guarda-chuva e um robô feito com reciclados que fala por aplicativo. Também criaram uma receita de bolo com casca de abóbora e se mobilizaram na coleta de latinhas com o objetivo de arrecadar recursos para adquirir óculos para uma criança da comunidade.