Obra mostra registrados da fauna e da flora na área de influência da empresa no Litoral Norte e Agreste baiano
Compartilhar a riqueza da biodiversidade no Litoral Norte e Agreste baiano. Esse é o objetivo do livro fotográfico “Floresta sempre Viva”, que será lançado no dia 9 de junho, em um evento virtual promovido pela Bracell Bahia, dentro da semana comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A obra traz flagrantes de animais silvestres em remanescentes de mata nativa nas áreas da empresa, assim como registros da flora, evidenciando a relevância das iniciativas de conservação ambiental da Bracell.
As imagens foram captadas nas ações de campo, algumas delas dentro dos programas de Monitoramento da Biodiversidade para Conservação da Fauna e Flora e de Avistamento de Fauna, ambos realizados pela Bracell. Na Bahia, a companhia preserva aproximadamente 40% do total da vegetação nativa em suas propriedades, o que representa quase 61 mil campos de futebol. Estas áreas encontram-se intercaladas com os plantios de eucalipto.
O livro conta com fotografias inéditas feitas por Gleison Rezende e Igor Macedo, colaboradores da Bracell, por Lucas Passos, ornitólogo que atua no Programa de Monitoramento da Biodiversidade para Conservação da Fauna e Flora, e pelo fotojornalista Uendel Galter. Os textos são assinados pela jornalista Scheilla Gumes.
Guilherme Araújo, diretor-geral da Bracell Bahia, destaca, no prefácio da obra, que “o cuidado com o meio ambiente permeia o processo produtivo da Bracell de ponta a ponta” e que a interação com as florestas “envolve respeito, descobertas e aprendizados com seus processos de polinização, regulação do clima, estoque de CO2, manutenção do ciclo da água e muitos outros”.
Lançamento virtual
O lançamento será no dia 9 de junho, a partir das 15h, em evento gratuito e aberto ao público. A abertura será feita por Sabrina Branco, gerente de Relações Corporativas, Comunicação e Sustentabilidade da Bracell.
Em seguida, Guilherme Araújo, diretor-geral da empresa na Bahia, irá falar sobre a Semana do Meio Ambiente e sobre a importância da preservação ambiental para a Bracell, que faz parte do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais.
Na sequência, participam Paulo Hartung, presidente executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Clayton Lino, presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RMBA), Wilson Andrade, diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), e Meryellen Oliveira, coordenadora de Meio Ambiente e Certificações da Bracell. O evento vai contar ainda com a presença de um representante da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia.
>> Confira a programação completa e faça sua inscrição no link https://bit.ly/insc-floresta-viva.
Bracell
A empresa é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.
Sobre a RGE
A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 20 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com
Informações para Imprensa
Edelman – imprensabracell@edelman.com