O manejo sustentável realizado pela Bracell em suas florestas tem contribuído para a preservação da biodiversidade na região.
Somente nas áreas da unidade de São Paulo já foram catalogadas ao longo dos 15 anos de monitoramento ambiental de fauna e flora mais de 600 espécies. Dentre as espécies foi possível observar a presença de várias de grande relevância, seguindo os critérios do IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), como é o caso da águia-cinzenta (Urubitinga coronata), Tauató-pintado (Accipiter poliogaster), Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), Saracura-três-potes (Aramides cajaneus) e anta (Tapirus terrestris).
“Os monitoramentos nos permitem conhecer, identificar e acompanhar o desenvolvimento da biodiversidade local, além de avaliar os efeitos do manejo florestal sobre o meio ambiente e adotar medidas de proteção e conscientização. Percebemos, ao longo dos anos, o crescimento no número de espécies, identificação de novos registros e a permanência dessas espécies nas florestas. Estes são importantes indicadores de que o nosso trabalho de manejo está gerando bons resultados”, ressalta João Augusti, gerente de Certificações e Meio Ambiente da Bracell.
As informações sobre a presença das espécies encontradas durante as atividades de monitoramento auxiliam na proteção das mesmas. Ao compreender a biodiversidade, foi possível criar métodos e avaliações sobre a qualidade, recuperação e manutenção ambiental, o que permite à empresa garantir os melhores padrões de sustentabilidade destas áreas.
Biomas ameaçados
A Bracell SP está inserida em um dos biomas mais ameaçados do Brasil: a Mata Atlântica e o Cerrado. A empresa assume um importante papel para a manutenção das espécies presentes nas áreas de atuação, principalmente no Cerrado paulista, considerado ponto crítico na preservação da biodiversidade devido sua fragmentação histórica.
Além disso, a companhia realiza uma série de ações pautadas no pilar de Biodiversidade e Paisagem, inseridos em sua estratégia de sustentabilidade, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que contribuem para a preservação dos animais e de seus habitats.