A empresa de celulose também é uma das apoiadoras ouro do evento, que acontecerá nesta quinta-feira, 21, na cidade de Arauá
Nesta quinta-feira, 21, das 8h às 12h30, a cidade de Arauá será palco do 1º Workshop Agroambiental da região Sul e Centro-Sul de Sergipe. Apoiadora ouro do evento, a Bracell apresentará um estande sobre o Programa de Parceria Florestal (PPF), que insere proprietários rurais da região no processo de produção de eucalipto para abastecimento da fábrica de celulose solúvel da empresa em Camaçari, na Bahia.
Essa prática, além de bons resultados financeiros para os produtores, contribui para a preservação do solo e para uma maior absorção do dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases que causam o aquecimento global, como afirma Marcos Sacco, gerente sênior Florestal adjunto da Bracell – empresa do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais.
“A Bracell está ao lado do produtor de eucalipto de ponta-a-ponta no processo: desde o planejamento para o plantio, com a análise e preparação do solo, até a colheita e o transporte, fazendo que a atividade se desenvolva de modo sustentável, com respeito ao meio ambiente e às comunidades vizinhas, além, claro, de diversificar a renda para o produtor rural”, esclarece o executivo.
Dados mais recentes do relatório Bahia Florestal 2021, da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), mostram crescimento de 8% no número de produtores rurais que investem em reflorestamento, passando de 419 para 453, em 2020. A área plantada com eucalipto também aumentou: saiu de 41,5 mil hectares, em 2019, para 43,8 mil ha, em 2020 (6%). “Esse setor está em franca expansão. Por isso, a Bracell tem um programa estruturado, que oferece apoio especializado, para ajudar os produtores rurais que querem investir no eucalipto”, conclui Marcos Sacco.
>> Para mais informações, acesse o site: https://cultiveeucalipto.com.br/.
>> Veja depoimento de produtor que investe na floresta plantada: https://youtu.be/K32SFF8SZPg.
Sobre o workshop
O workshop será no auditório do Centro de Qualificação de Professores (CQP), em Arauá. A realização é da Conexão Cursos e Eventos Ambientais. Dentre os temas tratados estão a regularização fundiária urbana e rural, licenciamento ambiental de áreas rurais e orientação da cadeia produtiva do agro às legislações pertinentes e os critérios técnicos necessários para a regularização ambiental.
Além disso, serão tratados assuntos como aportes financeiros para proteção ambiental, turismo rural, a força e ações das mulheres do agro, fruticultura como diversificação de renda, oportunidades de desenvolvimento do município de Arauá e regiões circunvizinhas e orientação sobre créditos rurais voltados ao desenvolvimento de ações no agronegócio.