Iniciativa desenvolvida pela Bracell contribui para a formação de gestores, coordenadores pedagógicos e professores do ensino fundamental
A comunidade escolar da cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, conheceu, na tarde desta segunda-feira, 18, a metodologia do projeto de Educação Continuada, desenvolvido pela Bracell em municípios de sua área de influência na Bahia. O Seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede ocorreu na Estação Ferroviária e, na ocasião, a comunidade escolar composta pela gestão pública, gestores da Educação, coordenadores pedagógicos, professores, pais e estudantes conheceram a proposta do projeto, realizado em parceria municipal com a prefeitura e com suporte técnico do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep).
Fábio Góis Barbosa, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell, destaca que o Projeto de Educação Continuada contribui para o fortalecimento da educação básica, com foco na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. “O primeiro passo do projeto é a escuta ativa da comunidade escolar para entender os desafios da educação municipal e qual é a educação que todos desejam para que todos os entes da comunidade tenham condições de participar do processo de educar”, salienta.
Atualmente, o projeto está presente em 12 municípios baianos: Acajutiba, Alagoinhas, Aramari, Araçás, Cardeal da Silva, Entre Rios, Inhambupe, Itanagra, Ouriçangas, Jandaíra, Santo Amaro e Cachoeira. Em todos, a iniciativa tem colaborado para melhorar a aprendizagem de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, contribuindo para a melhoria de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é um condutor de política pública em prol da educação no país.
Instituída em 2014, a iniciativa da Bracell alcançou, no ano de 2022, 276 escolas, ajudando na formação qualificada de 1.801 profissionais da educação, como gestores, coordenadores pedagógicos e professores. “Como resultado prático, conseguimos alcançar 21.181 estudantes, além de engajar mais de 1.740 pessoas nas atividades promovidas pelo projeto na Bahia”, conclui Barbosa.