A premiação do projeto de Iniciação à Robótica será realizada nesta quarta-feira, 18, em Alagoinhas
Estudantes de sete escolas públicas dos territórios do Recôncavo e do Litoral Norte e Agreste Baiano participarão, nesta quarta-feira, 18, da grande final do concurso do projeto de Iniciação à Robótica da Bracell. A iniciativa busca estimular o desenvolvimento de práticas de robótica educacional alinhadas aos conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental aplicados ao cotidiano. O evento de premiação, que elegerá o melhor projeto elaborado pelos alunos, ocorrerá no Centro de Vivência da Bracell, na rua Dr. José Tiago Correia, s/n, Alagoinhas Velha, em Alagoinhas.
Dentre os projetos concebidos pelos estudantes, ao longo de quatro meses de aprendizado, estão o “Sistema de irrigação automatizado”, feito por alunos do 7⁰ ano do Escola Municipal Professora Maria Alves Pimenta Batista, em Entre Rios; o “Sistema de alerta de incêndio”, desenvolvido pelos estudantes do 5º ano do Escola Municipal Rômulo Galvão, em Catu; e o “Sistema de reutilização de água de chuva”, elaborado por alunos do 3⁰ e 4⁰ anos do Escola Municipal Ananias de Moura Requião, em Santo Amaro (confira todos os concorrentes abaixo).
“A cerimônia de premiação será um momento para celebrar as conquistas e o empenho desses estudantes, bem como de todo o corpo docente, no desenvolvimento de projetos sustentáveis. Com o uso do conhecimento de robótica, eles elaboraram soluções práticas para o dia a dia. Além disso, o evento será uma oportunidade de valorizar ainda mais o compartilhamento de conhecimento e o papel da educação na formação de uma nova geração conectada à tecnologia”, afirma Cíntia Liberato de Mattos, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Bracell para o Nordeste.
Ela acrescenta que o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto de Iniciação à Robótica – parte do Ecomunidade, iniciativa do Bracell Social que capacita moradores das comunidades da região de atuação da empresa para atuarem como ecoagentes – tem como objetivo orientar, monitorar e prover suporte para a aplicação de práticas de robótica educacional por meio de ferramentas tecnológicas. O projeto desenvolve nos estudantes a capacidade de elaborar conceitos e propor soluções para desafios cotidianos em ambientes escolares e na comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos.
Na edição de 2024, o projeto Iniciação à Robótica – que existe desde 2021 e já beneficiou 162 estudantes – foi realizado em parceria com a Código Kid Alagoinhas – Escola de Robótica e Programação. Durante a formação, foram oferecidas oficinas práticas para a produção de projetos e a criação de dispositivos e sistemas robóticos com abordagens voltadas para questões socioambientais e de sustentabilidade.
Escolas e projetos finalistas no projeto de Iniciação à Robótica
Escola Municipal Alaíde Santana Santos
- Município: Alagoinhas (Comunidade Tombador)
- Projeto: Estufa Automatizada com Arduino
- Grupo escolar: alunos do 4º ano
Escola Municipal Professora Maria Alves Pimenta Batista
- Município: Entre Rios
- Projeto: Sistema de irrigação automatizado
- Grupo escolar: alunos do 7⁰ ano
Escola Municipal Rômulo Galvão
- Município: Catu
- Projeto: Sistema de alerta de incêndio
- Grupo escolar: alunos do 5⁰ ano
Escola Municipal Professora Carminha
- Município: Santo Amaro
- Projeto: Monitoramento da qualidade da água
- Grupo escolar: alunos do 4⁰ ano
Escola Municipal Josiane Santos da Conceição
- Município: São Sebastião do Passé
- Projeto: Energia renovável com painéis solares
- Grupo escolar: alunos do 6⁰ ano
Escola Municipal Ananias de Moura Requião
- Município: Santo Amaro
- Projeto: Sistema de reutilização de água de chuva
- Grupo escolar: alunos do 3⁰ e 4⁰ anos
Escola Municipal Angelina Garcia Avenas
- Município: Itanagra
- Projeto: Automação de lâmpadas e dispositivos domésticos
- Grupo escolar: alunos do 7⁰ ano