O uso de ônibus elétrico para transporte de colaboradores vai ao encontro da Agenda 2030 da Bracell
Mais uma iniciativa que reitera o compromisso da Bracell com a sustentabilidade. Depois do uso dos caminhões elétricos para transporte de celulose e empilhadeiras elétricas, a empresa iniciou uma série de testes com ônibus 100% elétrico para o transporte de colaboradores em rotas internas, dentro da própria empresa, e rotas intermunicipais no segundo semestre deste ano. O projeto é um esforço das áreas de Desenvolvimento Florestal e Facilities, que reforça a preocupação ambiental da companhia, contribuindo com a redução das emissões de carbono e no combate às mudanças climáticas.
O ônibus elétrico elimina as emissões de gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2), promovendo a melhoria da qualidade do ar. Além disso, o motor elétrico é significativamente mais silencioso em comparação com os motores tradicionais, o que reduz a poluição sonora e proporciona um ambiente mais agradável aos passageiros. Thiago Petine, gerente de Desenvolvimento Operacional ressaltou que outro diferencial do veículo é o uso de energia renovável, produzida pela própria empresa para a recarga das baterias. “Faremos os testes de campo com alguns fabricantes para entendermos o desempenho de cada um em diferentes rotas de transporte, especialmente eficiência energética e autonomia”.
No projeto-piloto, a empresa espera entender a performance do motor elétrico, além dos ganhos econômicos e ambientais. Larissa Castelar, gerente de Facilities, reforça: “O uso desses veículos faz parte das metas da Agenda 2030 de Clima, em que temos o objetivo de reduzir as emissões de GEE. Complementa-se a isto, o melhor conforto acústico oferecido pelo veículo, assim como os carros elétricos já vistos comumente nas ruas”, finalizou.