Visão e Estratégia
A Visão e a Estratégia de Sustentabilidade são as diretrizes de atuação da Bracell e orientam todas as decisões e ações da empresa rumo ao futuro que deseja construir.
GRI 2-22 Declaração sobre estratégia de sustentabilidade
A Visão e a Estratégia de Sustentabilidade foram lançadas em 2021, após um processo de desenvolvimento colaborativo, envolvendo as lideranças do mais alto nível de governança e lideranças estratégicas da Companhia. Os tópicos prioritários para a sustentabilidade da Bracell (listados na materialidade construída a partir da consulta de partes interessadas internas e externas em 2022) estão conectados à Estratégia de Sustentabilidade.
Visão de Sustentabilidade
Nosso compromisso é ser sustentável praticando a bioeconomia circular. Para isso, estamos revolucionando a indústria de celulose e nos empenhando a continuar na vanguarda, fornecendo produtos diversificados de florestas plantadas gerenciadas de forma responsável. Acreditamos na criação de valor compartilhado, bem como na construção de parcerias duradouras, para que possamos fazer o bem para nossas Comunidades, nosso País, nosso Clima, nossos Clientes e nossa Empresa.
Estratégia de Sustentabilidade
A Estratégia de Sustentabilidade é constituída de seis pilares: Produção Responsável, Clima, Governança, Biodiversidade e Paisagens; Pessoas e Cultura; e Inclusão Social.
GRI 2-23 Políticas sobre compromissos
O modelo de governança corporativa da Bracell incentiva decisões de negócio interdependentes. Está alinhado à Missão e à Visão da Companhia, aos Valores Fundamentais T. O. P. I. C. C. e ao Código de Conduta. Ao mesmo tempo, reforça as diretrizes de Sustentabilidade e a filosofia de criar valor à Comunidade, ao País, ao Clima, aos Clientes e à Empresa.
A gestão operacional da Bracell é conduzida com atendimento às normas da Corporação Financeira Internacional (IFC), instituição global de desenvolvimento do setor privado nos países em desenvolvimento, aos Dez Princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), aos Princípios do Empoderamento Feminino da ONU e às certificações ISO 9001, ISO 14001 e Cerflor/PEFC.
A Bracell também adere aos Princípios do Equador, como diretriz no gerenciamento de riscos socioambientais em seus projetos. Também segue as normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Contribuição aos Dez Princípios Universais do Pacto Global
Direitos Humanos
- Princípio 1: As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de Direitos Humanos reconhecidos internacionalmente.
- Princípio 2: Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
Trabalho
- Princípio 3: As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.
- Princípio 4: A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
- Princípio 5: A abolição efetiva do trabalho infantil.
- Princípio 6: Eliminar a discriminação no emprego.
Meio ambiente
- Princípio 7: As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
- Princípio 8: Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
- Princípio 9: Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
Anticorrupção
- Princípio 10: As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
GRI 2-24 Incorporação das políticas sobre compromissos
Embaixadores da Estratégia de Sustentabilidade fazem parte da governança de sustentabilidade da Bracell. Para cada pilar da Estratégia de Sustentabilidade, há lideranças das operações de São Paulo e da Bahia responsáveis por conduzir o planejamento da estratégia, conectado aos programas e metas do Roadmap de Sustentabilidade da Bracell.
Em 2021, a Companhia conduziu uma agenda com as lideranças para apresentar a Estratégia de Sustentabilidade, lançada no ano, bem como a sua conexão com agendas socioambientais estratégicas, como mudanças climáticas, biodiversidade e diversidade (leia mais no conteúdo GRI 3-2).
Certificações
As operações da Bracell são certificadas nas normas Cerflor/PEFC, ISO 9001:2015 (produção industrial da Bahia e São Paulo) e ISO 14001:2015 (produção industrial da Bahia e de São Paulo, e operação florestal da Bahia). A Companhia também é auditada externamente, a cada seis meses, em relação aos Padrões de Desempenho do International Finance Corporation (IFC). O processo é parte da due diligence do financiamento das duas novas linhas flexíveis do site de Lençóis Paulista (SP). A auditoria externa avalia a gestão de temas socioambientais, com análise de riscos e de oportunidades, e com o endereçamento de planos de ação de melhoria contínua quando necessário.
As operações da Bracell na Bahia também são auditadas nas certificações Halal (garantia de conformidade do processo de fabricação ao padrão ético e moral islâmico e à legislação islâmica) e Kosher (garantia de controle de qualidade e segurança do processo de fabricação em conformidade às normas da dieta judaica ortodoxa).
Satisfação, saúde e segurança do cliente
A Bracell conta com um procedimento para monitorar a satisfação do cliente, cujas diretrizes apresentam os critérios relacionados ao tema e suas práticas de gestão, incluindo os de saúde e segurança do produto. Todos os produtos fabricados são monitorados e avaliados em relação a esses requisitos.
Por meio desse procedimento, a Companhia monitora indicadores estratégicos: requisitos definidos pelo cliente, requisitos estatutários e requisitos regulamentares (legislação e certificações) aplicáveis. Os requisitos não conformes identificados são tratados de modo que seja assegurada sua conformidade. Esse processo é registrado e monitorado por meio de um software integrado de gestão.
A operação industrial da Bracell tem certificação ISO 9001, ou seja, atende aos requisitos de qualidade da norma, entre os quais aqueles que discorrem sobre o foco no cliente (princípio de gestão da qualidade, requisito 5.1.2 da ISO 9001). Para tanto, a alta liderança da Bracell é comprometida em atender aos requisitos do cliente, aos requisitos estatutários e regulamentares pertinentes, de modo que sejam entendidos e atendidos com consistência. Também assegura a gestão de riscos e de oportunidades que possam afetar a conformidade de produtos e serviços e a capacidade de aumentar a satisfação do cliente (requisito 6.1 da ISO 9001). Os requisitos são controlados e monitorados desde antes da venda do produto, no processo de fabricação e nos processos de controle de qualidade que devem estar conformes, garantindo a satisfação do cliente.
A gestão de riscos da Bracell faz da prevenção seu primeiro objetivo, e a Companhia tem planos de mitigação de impactos para neutralizá-los e reduzir ao máximo a sua abrangência. Para tanto, realiza a análise do produto em relação ao risco à saúde, à segurança e ao meio ambiente.
A celulose produzida pela Bracell não apresenta potenciais riscos à saúde, à segurança e ao meio ambiente. Em atendimento aos requisitos legais e às melhores práticas, as informações sobre todos os produtos da empresa estão disponíveis para os clientes por meio das Fichas de Informação do Produto Químico, com versões em português, espanhol, inglês, alemão e francês, em conformidade ao padrão do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos e conforme a norma ABNT NBR 14725-4:2014.
A celulose kraft, produzida na fábrica de São Paulo, é analisada e certificada quanto à aplicabilidade segura para a fabricação de papéis e cartões dedicados a embalagens alimentícias e outros tipos de papéis que entrem em contato com alimentos, como papéis de suporte, filtros e papéis absorventes. Na fábrica da Bahia, a celulose solúvel é analisada e certificada quanto à aplicabilidade segura para a fabricação de produtos que entrem em contato com alimentos, como papéis especiais. Em ambos os casos, a certificação é feita pelo laboratório alemão ISEGA, referência global nessa área, de acordo com as regulamentações europeias e americanas pertinentes.
Assim como em anos anteriores, em 2021, não foi registrada nenhuma não conformidade relacionada a impactos na saúde e na segurança ao longo do ciclo de vida dos produtos.
GRI 2-26 Mecanismos para buscar aconselhamento e levantar questões
A Bracell apresenta diretrizes em suas políticas e procedimentos para a condução de suas operações e atividades, em conformidade com a legislação e as normas regulamentadoras. Os procedimentos estão disponíveis a todos os colaboradores da Companhia e são parte do Sistema de Gestão. Entre os princípios fundamentais da Política de Gestão Integrada da Companhia, estão:
- A proteção e respeito ao meio ambiente pelo uso sustentável dos recursos naturais, e pela prevenção, pelo monitoramento e pela mitigação dos impactos ambientais adversos decorrentes de suas atividades;
- O atendimento aos seus requisitos legais, às normas e a outros compromissos assumidos formalmente pela empresa; e
- O relacionamento ético com todos que diretamente ou indiretamente colaboram com suas atividades, estabelecendo uma participação ativa no desenvolvimento das comunidades e setores nos quais a Companhia atua, mantendo canais de comunicação abertos com todas as partes envolvidas.
O Bracell Escuta é o canal disponível a todas as partes interessadas – internas e externas – para o registro de casos de desvio de conduta e não conformidade à legislação, ao Código de Conduta da Bracell e aos normativos da Companhia. Os casos são confidenciais, sendo garantido o anonimato dos autores dos registros das ocorrências. Essas ocorrências são avaliadas por uma equipe de Auditoria Interna que responde diretamente à diretoria da Bracell e ao grupo RGE.
O Bracell Escuta está disponível por e-mail e telefone:
bracell_escuta@bracell.com
0800-006-6012 (Bahia)
0800-033-3384 (São Paulo e Mato Grosso do Sul)
A Bracell também disponibiliza o canal Fale Conosco para o esclarecimento de dúvidas, envio de sugestões e elogios, além do registro de reclamações (leia mais no conteúdo GRI 2-29). As demandas são registradas e endereçadas às áreas responsáveis de acordo com o tema em questão, e há o retorno ao autor do registro sobre a condução de cada caso. As tratativas e soluções dos casos também são registradas (leia mais nos conteúdos GRI 413-1 e 413-2). O canal está disponível em:
Bahia
0800-284-4747
São Paulo e Mato Grosso do Sul
0800-709-1490
faleconoscosp@bracell.com
Outras ações de relacionamento com partes interessadas são desenvolvidas pela Bracell, como:
- Realização de cadastro de comunidades, com visita a campo para coleta de dados;
- Elaboração de mapa de zoneamento de impactos, com identificação das áreas de plantio, de preservação e de fomento da Bracell nos territórios de atuação da Companhia;
- Realização de mapeamento e elaboração de matriz de partes interessadas, pessoas ou grupos direta ou indiretamente afetados por um projeto e/ou atividade, bem como aqueles que podem ter interesses em um projeto e/ou capacidade para influenciar seu resultado de forma positiva ou negativa;
- Realização de encontros rotineiros com comunidades e vizinhos para promover diálogos – iniciais e operacionais – nas etapas antes, durante e após as operações de colheita, transporte e silvicultura com o objetivo de manter as partes interessadas informadas sobre as atividades de manejo florestal da empresa;
- Divulgação de materiais informativos, como panfletos e cards digitais, distribuídos às comunidades. Nas visitas às partes interessadas impactadas pelo manejo florestal, são entregues o kit de diálogo operacional, constituído por sacochila, chaveiro, boné e um folder com apresentações do ciclo do eucalipto, além de informações sobre o Relacionamento com a Comunidade e a divulgação do canal Fale Conosco.
GRI 2-28 Participação em associações
Como forma de integrar os debates e as agendas de sustentabilidade nacionais e internacionais e de estabelecer uma relação mais próxima com as partes interessadas, de colaboração e parceria, a Bracell participa de uma série de associações, comitês, fóruns e sindicatos, cujos principais estão relacionados abaixo:
- Abaf (Associação Baiana das Empresas de Base Florestal)
- ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
- ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel)
- ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários)
- ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados)
- ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica)
- ANUT (Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga)
- Câmara Ambiental Celulose e Papel da Cetesb
- CAMCORE (Global Partners for the Future of our Forests)
- CBHRNI (Comitê das Bacias Hidrográficas do Recôncavo Norte e Inhambupe)
- Cepram (Conselho Estadual de Meio Ambiente)
- CETREL (Central de Tratamento de Efluentes Líquidos)
- CIESP Botucatu (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo)
- Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari)
- Comitê de Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis
- CONERH (Conselho Estadual de Recursos Hídricos)
- CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança Pública) de Esplanada (BA)
- Conselho de Meio Ambiente de Alagoinhas
- Conselho de Meio Ambiente de Entre Rios
- Conselho de Meio Ambiente de Esplanada
- Conselho de Segurança do COFIC (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari) como membro participante
- Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)*
- Conselho Gestor da APA Joanes-Ipitanga
- Conselho Gestor da APA do Rio Batalha
- Conselho Gestor da APA Litoral Norte
- CONSENE (Conselho de Segurança Pública do Nordeste) como membro convidado;
- Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia)
- Florestar SP (Associação Paulista dos Produtores e Fornecedores e Consumidores de Florestas Plantadas)
- Ibá (Indústria Brasileira de Árvores)
- Ipef (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais)
- Pacto Global das Nações Unidas
- SIF (Sociedade de Investigações Florestais)
- Sindpacel (Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira para Papel e Artefatos de Papel e Papelão no Estado da Bahia)
- Subcomitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
*Desde 2021, a Bracell é associada ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), com participação nas Câmaras Temáticas Energia e Mudança do Clima, Biodiversidade e Biotecnologia, e Impacto Social. O CEBDS é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto com os governos e a sociedade civil, representante no Brasil da rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). A Bracell também é membro da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), organização setorial, e participa de seus grupos de trabalho e comitês.
GRI 2-29 Abordagem para o engajamento de partes interessadas
O relacionamento com partes interessadas é conduzido prioritariamente pela área de Relações Institucionais, que atua com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local e regional por meio de parcerias estratégicas com o poder público e instituições privadas. A Bracell mantém o diálogo contínuo e interações com essas partes por meio do mapeamento e do gerenciamento de stakeholders estratégicos.
A priorização desses públicos foi realizada com base em uma análise de impacto e influência, que resultou em recomendações de engajamento específicas para cada um deles. Colaboradores, fornecedores, comunidades, clientes e órgãos governamentais são stakeholders estratégicos para a Bracell.
Entre os normativos do Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Bracell, disponível a todos os colaboradores da Companhia, consta o procedimento com as diretrizes de Relacionamento com Comunidade. Nele são definidos critérios e parâmetros para estabelecer um processo integrado de gestão de relacionamento com comunidades vizinhas às áreas de manejo florestal e industrial da Bracell, de modo a criar um canal de relacionamento permanente; comunicar informações de forma atualizada e transparente; identificar e avaliar aspectos sociais; definir medidas de controle e mitigação de possíveis impactos negativos; e identificar impactos positivos gerados pelas operações de manejo florestal da empresa.
O procedimento identifica e apresenta os principais stakeholders externos da Companhia, como clientes, ONGs, comunidades e populações tradicionais, e fornecedores. São partes interessadas que podem ser impactadas de forma positiva ou negativa pelas atividades da Bracell. O normativo também apresenta diretrizes de relacionamento específicas para comunidades e populações tradicionais, com atendimento à legislação competente.
Entre as ferramentas para o mapeamento de partes interessadas da Bracell, estão a matriz de levantamento de aspectos e impactos sociais; o diagnóstico socioeconômico das comunidades e vizinhos potencialmente impactados pelas atividades florestais da Companhia; o mapa de influência com identificação de coordenadas geográficas das comunidades e vizinhos impactados pela atividade florestal; e as práticas de diálogo com comunidades e vizinhos impactados diretamente ou indiretamente pelas atividades de manejo florestal (preparo do solo, plantio, operação em estradas, colheita e transporte).
O procedimento de Relacionamento com Comunidade também apresenta diretrizes sobre gestão de demanda de partes interessadas como queixas relacionadas às operações da Companhia; denúncias de casos que estejam em desconformidade com a legislação ou ao Código de Ética da Bracell; solicitações operacionais como pedidos da comunidade ou de vizinhos para prevenir eventuais impactos da operação; elogios; e solicitações institucionais provenientes de órgãos do governo, reuniões institucionais, de associações, devendo essas seguirem os fluxos de gestão da área de Relações Institucionais da Bracell (leia mais no conteúdo GRI 413-1).
A Bracell conta, ainda, com um procedimento sobre a satisfação do cliente, cujas diretrizes apresentam os critérios relacionados ao tema e suas práticas de gestão, incluindo os de saúde e segurança do produto.
A Bracell conta, ainda, com um procedimento sobre a satisfação do cliente, cujas diretrizes apresentam os critérios relacionados ao tema e suas práticas de gestão, incluindo os de saúde e segurança do produto.
GRI 3-1 Processo para determinar tópicos materiais
No início de 2022, a Bracell conduziu um processo para atualização de sua materialidade. O estudo foi dividido em três etapas:
- Análise de documentos globais e setoriais relacionados à sustentabilidade da empresa e do setor, incluindo benchmarking com empresas do setor;
- Pesquisa quantitativa e qualitativa com a liderança e as principais partes interessadas (colaboradores, fornecedores, comunidades, clientes e órgãos governamentais) a partir de entrevistas e formulários;
- Seleção de 11 temas materiais que passam a compor a nova matriz de materialidade, selecionados pela liderança da Bracell, a partir de uma lista de temas apontados como mais estratégicos.
Ao fim do processo, foram selecionados os 18 temas que mais pontuaram a partir das seguintes referências: avaliação pelos stakeholders via questionário on-line; presença na materialidade setorial do Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e no benchmarking das materialidades das empresas do setor de celulose e papel; citação por stakeholders em entrevistas qualitativas; ranking de temas demandados pelos clientes em questionários, endereçados à área comercial da Companhia.
A partir dessa lista, foi realizado o processo de priorização, com a participação da liderança e embaixadores da Estratégia de Sustentabilidade da Bracell, que escolheram 11 temas materiais, de acordo com sua relevância para os stakeholders da Bracell e para o negócio. Entre esses, dez temas foram os mais votados e um tema foi incluído na materialidade da Companhia pela sua importância para a empresa: “Valorização do capital humano”. A nova materialidade da Bracell também foi aprovada pela liderança do grupo RGE.
GRI 3-2 Lista de tópicos materiais
Relação entre a Estratégia de Sustentabilidade da Bracell, os temas materiais atualizados em 2022, os standards de sustentabilidade e compromissos assumidos pela Companhia
Pilar da Estratégia de Sustentabilidade da Bracell | Tema material | Conteúdos GRI | Tópicos SASB | ODS1 | Pacto Global2 |
Pessoas e Cultura | Valorização do capital humano | 404-1, 404-2, 404-3 | 4, 5, 8, 10 | 6 | |
Bem-estar, saúde e segurança dos colaboradores | 403-1, 403-2, 403-3, 403-4, 403-5, 403-6, 403-8, 403-9, 403-10 | 3, 8, 12, 16 | |||
Diversidade, Inclusão e Igualdade | 2-7, 2-8, 405-1, 405-2, 406-1, | 3, 5, 8, 10 | 6 | ||
Clima | Eficiência energética | 302-1, 302-2, 302-3, 302-4, 302-5 | RR-PP-130a.1 | 7, 8, 12, 13 | 7, 8, 9 |
Mudanças climáticas | 201-2, 305-1, 305-2, 305-3, 305-4, 305-5 | RR-PP-110a.1, RR-PP-110a.2 | 3, 12, 13, 14, 15 | 7, 8, 9 | |
Biodiversidade e paisagens | Biodiversidade | 304-1, 304-2, 304-3, 304-4 | 6, 14, 15 | 8 | |
Produção responsável3 | Avaliação de fornecedores com base em aspectos socioambientais | 308-1, 308-2, 408-1, 409-1, 414-1, 414-2 | RR-PP-430a.1 | 5, 8, 12, 16 | 2, 4, 5, 8 |
Gestão hídrica: água e efluentes | 303-1, 303-2, 303-3, 303-4, 303-5 | RR-PP-140a.1, RR-PP-140a.2 | 6, 12 | 7, 8 | |
Direitos Humanos na cadeia de valor | 410-1, 412-1 | 1 | |||
Governança | Conformidade (compliance), conduta ética, integridade e transparência | 2-27, 205-1, 205 2, 205-3, 206-1 | 12 ,16 | 8, 10 | |
Inclusão Social | Relacionamento com comunidades | 203-1, 203-2, 411-1, 413-1, 413-2 | 1, 2 | 1 |
- ODS com os quais a Bracell contribui a partir da gestão de seus temas materiais, por conteúdo GRI.
- Princípios do Pacto Global que a Bracell cumpre como signatária a partir da gestão de seus temas materiais, por conteúdo GRI.
- Embora o tema não tenha sido identificado pelos stakeholders, a Bracell divulga dados sobre sua gestão de resíduos pela relevância do tópico. Portanto, nesta Central de Indicadores e no Relatório de Sustentabilidade da Bracell, são divulgados os conteúdos GRI 306-2, 306-3, 306-4, 306-5 e suas respectivas formas de gestão.
Comparação da nova materialidade (2022) com a anterior (2016)
- Temas presentes tanto em 2016 como em 2022*
- Saúde e segurança dos colaboradores
- Biodiversidade
- Eficiência energética
* Com pequenas diferenças de nomenclatura
- Temas presentes em 2016 e excluídos em 2022
- Saúde e segurança dos clientes
- Reaproveitamento de materiais a serem descartados
- Tipo de materiais utilizados
- Geração de impactos econômicos indiretos
- Bom desempenho econômico e presença da empresa no mercado
- Geração de emprego
Temas presentes em 2016 e combinados em um terceiro em 2022
- Avaliação de fornecedores com base em impactos sociais
- Avaliação de fornecedores com base em práticas trabalhistas
- Avaliação de fornecedores com base em direitos humanos
- Ética e conformidade com as leis e os regulamentos (sociais)
- Conformidade com leis e regulamentos
- Combate à corrupção
- Concorrência desleal
- Comunidades locais
- Não discriminação
- Proibição do trabalho infantil ou escravo
- Liberdade de associação
- Queixas sobre impactos na sociedade
- Queixas sobre impactos em direitos humanos
- Retirada de água
- Gestão de efluentes e resíduos
- Temas presentes somente em 2022
- Mudanças climáticas
- Respeito aos direitos humanos na cadeia de valor
- Relacionamento e engajamento com comunidades
- Valorização do capital humano