Governança
Cada um dos negócios da Royal Golden Eagle (RGE) tem gestão e controles próprios orientados pelo cumprimento das legislações e regulamentações jurídicas locais. Os indicadores-chave de performance para cada empresa do grupo norteiam as decisões e são determinados anualmente.
Temas Materiais
Conformidade (compliance), conduta, ética, integridade e transparência: (Indicadores GRI: 205-1, 205 2, 205-3; 206-1; 307-1; 419-1)
GRI 2-9 Estrutura de governança e sua composição
A Bracell é membro da Royal Golden Eagle (RGE), holding com operações globais, sediada em Singapura, que conta, em seu portfólio, com um grupo de empresas voltado para a transformação de recursos naturais.
A RGE tem um Conselho de Administração composto de executivos e cada empresa do portfólio tem seus próprios líderes executivos (heads de áreas operacionais estratégicas), equipes de gestão e conselhos de administração. Membros do Conselho de Administração da RGE também são designados para negócios específicos com o objetivo de fornecer supervisão.
Dessa forma, enquanto subsidiária da RGE, a Bracell tem gestão e processos de controle próprios. Os heads das áreas operacionais estratégicas da Companhia reportam o desempenho do negócio e outros assuntos corporativos semanalmente ao Conselho de Administração da RGE.
O Steering Committee da Bracell, composto pela alta liderança da Companhia, é responsável pelas decisões estratégicas do negócio e operações, avaliação de investimentos potenciais e acompanhamento do desempenho socioambiental.
Composição do Steering Committee
¹Em janeiro de 2023, Praveen Singhavi assumiu o cargo de Presidente da Bracell. ² Permaneceu no cargo até 15 de junho de 2022. Nota 1: Todos os membros da liderança exercem cargos executivos e nenhum deles é independente. Nota 2: Os executivos da alta liderança da Bracell têm atuação permanente, podendo haver alterações na composição do board da liderança de acordo com a estratégia do negócio. Nota 3: Em 2022, o Steering Commitee da Bracell foi composto por 16,6% mulheres e 83,4% homens. Nota 4: A Bracell não tem, em seus órgãos de governança e comitês, membros externos independentes ou consultivos. |
Comitê de Sustentabilidade e Comitê de Crise
O Steering Committee é assessorado pelos Comitês de Sustentabilidade e de Crise para identificar oportunidades de atuação e endereçar ações de prevenção e/ou mitigação de impactos no curto, médio e longo prazo.
Em 2022, foi constituído o novo Comitê de Sustentabilidade da Bracell com a unificação dos Comitês de Sustentabilidade de São Paulo e da Bahia. A atual composição do órgão tem membros de áreas estratégicas da Companhia, e não conta com membros independentes externos. O comitê monitora e acompanha a execução da Estratégia de Sustentabilidade, a partir da gestão de riscos e de oportunidades socioambientais ao longo de toda a cadeia de valor da empresa.
Já o Comitê de Crise tem como premissa atuar sobre fatos inesperados que podem causar impacto sobre a imagem, a reputação, a operação ou os stakeholders da cadeia de valor da Bracell.
A Bracell conta, ainda, com a Diretoria de Relações Institucionais, Responsabilidade Social e Relações com Comunidades, que é responsável pelo recebimento e endereçamento das demandas de grupos sociais com baixa representatividade. Essas demandas são analisadas envolvendo as áreas responsáveis na tratativa de cada caso (leia mais no conteúdo GRI 2-26).
Nossa atuação
Os indicadores-chave de desempenho de cada empresa do grupo RGE norteiam as decisões estratégicas sobre o negócio e as operações, e são determinados anualmente.
O modelo de governança corporativa da Bracell incentiva decisões de negócio interdependentes, de forma alinhada à missão e à visão da Companhia, aos valores fundamentais T. O. P. I. C. C. (Times que se complementam; Olhar de dono; Pessoas; Integridade; Cliente; e Melhoria Contínua), e ao Código de Conduta. Ao mesmo tempo, reforça diretrizes de sustentabilidade e a filosofia de criar valor para a Comunidade, o País, o Clima, os Clientes e à Empresa (os 5Cs da Companhia).
Todas as diretrizes de atuação da empresa estão em conformidade às legislações local, nacional e internacional, bem como a protocolos internacionais de gestão como normas regulamentadoras e certificadoras (leia mais sobre as políticas e compromissos da Bracell no indicador GRI 2-23).
A Bracell tem normativos como políticas, processos e procedimentos internos que visam identificar impactos reais e potenciais de seu negócio, preveni-los e/ou mitigá-los durante as operações.
Integração com a cadeia de valor
Idealmente, a cada dois anos, a Companhia atualiza a sua matriz de materialidade, com o objetivo de refletir as necessidades e agendas de seus stakeholders do tempo presente.
A alta liderança da Bracell participa dessa atualização e do monitoramento da matriz de riscos socioambientais. Também valida e aprova os temas materiais priorizados em estudo de materialidade. Esse processo é realizado por meio de consultas aos principais stakeholders internos e externos da Companhia. Os temas priorizados estão conectados à Estratégia de Sustentabilidade da Bracell e são abordados em procedimentos e iniciativas, aplicados às atividades e operações no dia a dia.
Em 2022, o Steering Committee aprovou novas diretrizes para a elaboração de metas socioambientais de longo prazo.
GRI 2-10 Nomeação e seleção para o mais alto órgão de governança
A RGE tem um Conselho de Administração composto de executivos-chave, enquanto as empresas do portfólio têm seus próprios CEOs, suas equipes de gestão e conselhos de administração.
Membros do Conselho de Administração Executivo da RGE são designados para negócios específicos para fornecer supervisão. Os principais executivos se reúnem trimestralmente com o Conselho de Administração Executivo da RGE para relatar o desempenho dos negócios e outras agendas corporativas.
A alta liderança da Bracell é selecionada de acordo com suas expertises, habilidades, competências e conhecimento técnico, que contribuam com a criação de valor positivo para o negócio e para as regiões de atuação da Companhia.
Os membros da alta liderança atuam de forma independente. A Bracell avalia e endereça as demandas relacionadas a impactos reais e potenciais de seu negócio e atividade por meio do Steering Committee, do Comitê de Sustentabilidade e do Comitê de Crise, este último para o caso de medidas de caráter emergencial.
A Bracell reconhece o valor estratégico da diversidade, por isso tem trabalhado para agregar a pluralidade de visão na tomada de decisão estratégica. A alta liderança da empresa participou da construção da Estratégia de Sustentabilidade e do estudo de materialidade da Companhia, realizados em 2021 e 2022, respectivamente. A Bracell reconhece que há oportunidade de incremento na participação de mulheres na alta governança, tema que integra sua agenda de diversidade e inclusão, que é parte da Estratégia de Sustentabilidade (leia mais nos conteúdos GRI reportados no item Pessoas e Cultura). |
Nossa atuação
O modelo de governança corporativa da Bracell incentiva decisões de negócio interdependentes, de forma alinhada à missão e à visão da Companhia, aos valores fundamentais T. O. P. I. C. C. (Times que se complementam; Olhar de dono; Pessoas; Integridade; Cliente; e Melhoria Contínua) e ao Código de Conduta. Ao mesmo tempo, reforça diretrizes de sustentabilidade e a filosofia de criar valor à Comunidade, ao País, ao Clima, aos Clientes e à Empresa.
A alta liderança da Bracell participa da atualização e do monitoramento da matriz de riscos socioambientais da Companhia e valida os temas materiais priorizados em estudo de materialidade. O processo foi realizado por meio de consulta aos principais stakeholders internos e externos. Esses temas são conectados à Estratégia de Sustentabilidade da Bracell, às decisões estratégias de negócios e a procedimentos e iniciativas realizadas pela Companhia no dia a dia de suas operações.
GRI 2-11 Presidente do mais alto órgão de governança
O Diretor da RGE e vice-presidente executivo da Bracell, Per Lindblom, assumiu a posição de mais alta liderança da Companhia em 2022 e não assumiu outro cargo executivo na empresa. Em janeiro de 2023, a Bracell passou a ter um novo Presidente, Praveen Singhavi.
GRI 2-12 Papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na supervisão da gestão dos impactos
A alta liderança da Bracell é parte do Steering Committee da Companhia, órgão de governança responsável pelas decisões estratégicas do negócio e operacionais, pela avaliação de investimentos potenciais e pelo acompanhamento do desempenho socioambiental (leia mais no conteúdo GRI 2-9).
A alta liderança da Bracell acompanha e tem acesso aos resultados de todos os processos de auditorias externas, de análise de conformidade a normas certificadoras como a Cerflor/PEFC, a ISO 9001 e a ISO 14001, realizadas anualmente, e de análise de conformidade às normas do IFC e Princípios do Equador, averiguada em auditorias externas semestrais.
As melhorias identificadas nos processos de auditoria e análise de conformidade descritos acima são acompanhadas pela alta liderança, que monitora a aplicação de medidas que garantam o seu cumprimento.
Modelo de governança coorporativa da Bracell
Incentiva decisões de negócio interdependentes. Está alinhado à missão e à visão da Companhia, aos valores fundamentais T. O. P. I. C. C. (Times que se complementam; Olhar de dono; Pessoas; Integridade; Cliente; e Melhoria Contínua) É realizado em conformidade ao Código de Conduta. Reforça as diretrizes de sustentabilidade e a filosofia de criar valor à Comunidade, ao País, ao Clima, aos Clientes e à Empresa. |
A gestão socioambiental integra o planejamento estratégico do negócio e operacional da Bracell. Além disso, a alta liderança é envolvida diretamente no processo de materialidade, na consulta aos stakeholders e na aprovação dos temas socioambientais prioritários e que lideram a agenda ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês) da Companhia.
GRI 2-13 Delegação de responsabilidade pela gestão de impactos
As operações da Bracell têm certificação Cerflor/PEFC, ISO 9001:2015 (para as áreas industriais na Bahia e em São Paulo) e ISO 14001:2015 (para as áreas industriais de São Paulo e da Bahia, e florestal da Bahia).
As lideranças da Companhia executam seu planejamento operacional anual de acordo com as diretrizes de gestão das normas certificadoras, abrangendo a elaboração de planos de mitigação e prevenção de riscos e impactos socioambientais. A identificação e o monitoramento de impactos é um tema abordado na Política de Sustentabilidade da Bracell (leia mais no conteúdo GRI 2-16).
A Bracell tem um Comitê de Sustentabilidade, constituído por membros de áreas estratégicas operacionais do negócio, sem membros independentes. Esse comitê tem o objetivo de definir, junto à alta liderança, medidas relacionadas à gestão de temas ambientais, sociais e de governança, priorizados na Estratégia de Sustentabilidade, e de executá-las em nível operacional.
Faz parte do escopo do Comitê de Sustentabilidade a gestão de riscos e oportunidades socioambientais, o monitoramento de desempenho dos critérios ambientais, sociais e de governança, o acompanhamento da execução da Estratégia de Sustentabilidade e o cumprimento dos objetivos estratégicos.
Gestão de riscos
Os riscos ao negócio, operacionais e socioambientais são monitorados de forma contínua por meio do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Desenvolvido em conformidade com metodologias internacionais, abrange gestão de informações, treinamentos, equipamentos, uso de tecnologias e processos de resposta a emergências. A gestão de riscos da Bracell tem a prevenção como primeiro objetivo. A Companhia tem planos de mitigação de impactos para neutralizá-los e reduzir ao máximo a sua abrangência. Para tanto, conduz as seguintes práticas:
|
GRI 2-14 Papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança no relato de sustentabilidade
Os heads das áreas operacionais estratégicas da Bracell reportam o desempenho do negócio e outros assuntos corporativos semanalmente ao Conselho de Administração Executivo da RGE e participam do desenvolvimento do Relatório de Sustentabilidade e de sua aprovação.
GRI 2-15 Conflitos de interesse
A Bracell trata sobre o tema conflito de interesse no Código de Conduta com o objetivo de preveni-lo. Todos os colaboradores da Bracell também devem preencher a Declaração Anual de Conflito de Interesses, processo que atende ao Código de Conduta do Grupo RGE. Clique aqui para acessar o Código de Conduta.
GRI 2-16 Comunicação de preocupações cruciais
O Comitê de Sustentabilidade, constituído por membros de áreas estratégicas para o negócio e operações da Companhia, trata junto à alta liderança questões relacionadas a tópicos ambientais, sociais e de governança, priorizados na Estratégia de Sustentabilidade, em nível operacional.
A Companhia tem, ainda, o Comitê de Crise, constituído diante da necessidade de atuação emergencial para prevenir e/ou mitigar impactos operacionais, reputacionais ou socioambientais ao negócio e aos stakeholders da Bracell. O Comitê:
- segue fluxos de gestão de acordo com as características de cada demanda e da necessidade local;
- Na Bahia, tem dois níveis de gerenciamento, a depender do escalonamento da crise, conforme definição do Manual de Prevenção e Gestão de Crise;
- Em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, é constituído por lideranças estratégicas relacionadas ao caso a ser endereçado.
Comunicação de preocupações a fornecedores
A Bracell também comunica aos seus fornecedores preocupações socioambientais por meio do Código de Ética de Compras, apresentado aos fornecedores no processo de homologação, quando tomam conhecimento e se comprometem a respeitar os normativos. Por meio do Sistema de Gestão de Contrato são monitorados os documentos trabalhistas e de segurança dos empregados dos fornecedores e por meio dos procedimentos das certificações florestais e industriais, é monitorado o cumprimento à legislação ambiental, assim como se observam os preceitos relacionados aos Direitos Humanos e Direitos da Criança e do Adolescente. Leia mais no conteúdo GRI 3-3(414). |
GRI 2-17 Conhecimento coletivo do mais alto órgão de governança
Os membros do Comitê de Sustentabilidade e os executivos da Bracell participam de processos de tomada de decisão e de avaliação de riscos e de oportunidades dos quais fazem parte agendas e temas socioambientais.
Para tanto, a empresa contrata consultorias especializadas para a realização de projetos estratégicos em sustentabilidade. São exemplos:
- o estudo de análise de riscos operacionais socioambientais, realizado para as operações da Bahia e de São Paulo, nos dois últimos anos;
- o processo de desenvolvimento da Estratégia de Sustentabilidade da Bracell, lançada em 2021; e
- o estudo de materialidade, que atualizou os temas materiais da Bracell em 2022.
Outra prática é o compartilhamento de conhecimento técnico com os executivos e as lideranças da Bracell sobre esses temas, processo que precede reuniões internas realizadas para apresentar os resultados e diagnósticos dos projetos.
GRI 2-18 Avaliação do desempenho do mais alto órgão de governança
Os executivos do mais alto órgão de governança da Bracell são avaliados individualmente em relação aos valores organizacionais, competências de liderança e ao cumprimento do planejamento do ano para cada cargo.
O processo é realizado anualmente e segue diretrizes de avaliação de desempenho da Bracell, sendo conduzido pela Companhia e pelo Grupo RGE. Também é parte do processo o feedback para a alta liderança, com foco em melhoria contínua.
GRI 2-19 Políticas de remuneração
Por razões estratégicas, a Bracell não divulga informações sobre remuneração.
GRI 2-20 Processo para determinação da remuneração
Por razões estratégicas, a Bracell não divulga informações sobre remuneração.
GRI 2-21 Proporção da remuneração total anual
Por razões estratégicas, a Bracell não divulga informações sobre remuneração.
GRI 2-27 Conformidade com leis e regulamentos
Ao longo de todo o seu ciclo produtivo, a Bracell tem o compromisso de realizar a gestão ambiental em conformidade às legislações local, nacional e internacional, às certificações e normas regulamentadoras, e aos seus compromissos socioambientais.
A Bracell tem certificação Cerflor/PEFC para a operação florestal de São Paulo e da Bahia, ISO 9001 para a operação industrial da Bahia e de São Paulo, e ISO 14001:2015 para a operação industrial da Bahia e de São Paulo, e florestal da Bahia.
A Companhia publica, no seu resumo público de plano de manejo, procedimentos para o cumprimento de diretrizes, princípios, critérios e indicadores da norma Cerflor ABNT NBR 14.789 e da ISO 14001para plantações florestais.
Além disso, para garantir o atendimento a leis, regras e boas práticas de caráter socioeconômico na relação com seus fornecedores, a Bracell prevê, em todos os seus contratos, a obrigatoriedade de verificação de conformidade quanto a questões tributárias, previdenciárias e trabalhistas. A ocorrência de eventuais irregularidades pode resultar em bloqueio de pagamentos até a sua regularização.
A Bracell não foi alvo de ações judiciais ou administrativas por concorrência desleal, corrupção, práticas de truste ou monopólio em 2022. Também não recebeu multas significativas em razão da não conformidade com leis e regulamentos nos âmbitos social e econômico. No ano, a Companhia recebeu multas cujos valores não foram significativos.
Nas operações da Bahia, a Bracell recebeu Autos de Infração em 2022, mas nenhum com aplicação de multa em valor significativo ou outro tipo de sanção. As correspondências dizem respeito a adequações de cadastro.
A Companhia tem, atualmente, processos movidos por meio de arbitragem, entretanto, nenhum se relaciona a questões e/ou problemas ambientais.
Errata: No reporte de 2021, relatamos que a Bracell “recebeu TAC e multas por descumprimento de jornada de trabalho em relação às operações de São Paulo”. Retificando a informação, em virtude de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2018, a Companhia, em 2021, realizou uma doação, em substituição à multa, a uma instituição pública. Em 2022, não houve pagamento de multa. GRI 2-4
Mapeamento e gestão de riscos e impactos
A Bracell busca aumentar os efeitos positivos de suas operações e atividades e, ao mesmo tempo, mitigar ou minimizar qualquer impacto negativo. Para tanto:
- Mantém um levantamento atualizado dos aspectos e impactos socioambientais, envolvendo todas as áreas operacionais para identificar, prevenir e corrigir quaisquer problemas;
- Identifica e avalia impactos socioambientais antes do início das operações; e
Realiza o monitoramento de impactos com frequência para medir a evolução do processo e avaliar a necessidade de ações estratégicas.
Da produção das mudas de eucalipto até a entrega do produto pela fábrica, todos os processos são mapeados e seus aspectos e potenciais impactos são identificados, para que sejam dadas as devidas tratativas e mitigações.
Além disso, elabora uma Matriz de Aspectos e Impactos Ambientais, que identifica os impactos reais e potenciais. Para os impactos negativos considerados significativos, são definidas ações de mitigação e minimização, de controle e de monitoramento. Para os impactos significativos positivos, como geração de emprego, geração própria de energia renovável, conservação do solo, dentre outros, ações são realizadas para maximizá-los.
A empresa também trabalha na prevenção de riscos mediante mapeamento da carteira de processos, com identificação de causa-raiz dos riscos já implementados. Uma das fases desse processo é a realização do “legal chat”, que consiste em um bate-papo com as áreas envolvidas, cujo resultado são planos de ação para ajustes nos procedimentos.
A Política de Sustentabilidade da Bracell apresenta, também, diretrizes sobre os seguintes temas:
- Cumprimento das leis e regulamentos;
- Práticas responsáveis de trabalho;
- Desenvolvimento de comunidades;
- Proteção e conservação do meio ambiente;
- Transparência e responsabilidade;
- Identificação e monitoramento de impactos; e
- Melhoria contínua e foco no cliente.
GRI 3-3(205) Gestão do tópico material conformidade (compliance), conduta ética, integridade e transparência
O Código de Conduta da Bracell está em conformidade à Missão, à Visão e aos Valores Fundamentais T.O.P.I.C.C. (Times que se complementam; Olhar de dono; Pessoas; Integridade; Cliente; e Melhoria Contínua). Ele reflete o compromisso de garantir padrões globais éticos em processos e práticas, bem como a atitude ética de colaboradores, de fornecedores, no relacionamento com clientes e com todos os stakeholders.
O Código estabelece diretrizes para a conduta ética e incorpora o nosso compromisso em manter padrões comerciais globais éticos nos processos e práticas diárias, bem como estabelecer os critérios de comportamento ético e íntegro de colaboradores, de fornecedores, no relacionamento com clientes e com todos os nossos stakeholders.
Nosso Código de Conduta é compartilhado com 100% dos nossos colaboradores no momento da integração, logo após sua admissão. Também disponibilizamos aos colaboradores o autotreinamento sobre o Código de Conduta da RGE para reforçar as suas diretrizes.
A Bracell trabalha em total conformidade com a Política Global Antissuborno e Anticorrupção do Grupo RGE, que estabelece os princípios e as principais diretrizes para garantir a conformidade com as leis antissuborno e anticorrupção aplicáveis e com a legislação brasileira sobre o tema.
A cultura de compliance da Companhia é orientada para, entre outras mensagens, reforçar junto aos colaboradores que o não cumprimento dessas leis pode levar a penalidades civis e criminais, tanto para o Grupo RGE quanto para a própria pessoa envolvida, bem como danos significativos à imagem e à reputação do Grupo RGE e da Bracell.
Como forma de garantir a transparência, a Bracell divulga para seus stakeholders e para o mercado os principais resultados da gestão de seus temas materiais, definidos e priorizados a partir da consulta a públicos de interesse internos e externos (leia mais sobre o processo de materialidade no conteúdo GRI 3-2 e sobre os temas materiais da Bracell no conteúdo GRI 3-3).
Cultura de ética e integridade
Todos os nossos funcionários são treinados e comunicados sobre os valores da Bracell, além dos compromissos e políticas da Companhia. Também participam de treinamentos em procedimentos técnicos e operacionais específicos de seus departamentos, de acordo com a matriz de treinamento para cada cargo, parte do Sistema Integrado de Gestão (SIG) da Bracell. |
Compliance
Os normativos internos e os compromissos da Bracell são estendidos aos fornecedores. São práticas da Bracell:
Homologação de fornecedores
Todos os fornecedores passam pelo processo de homologação para averiguação das condicionantes, que incluem apresentação de documentos que comprovem o cumprimento da legislação ambiental e da trabalhista (engloba a garantia aos Direitos Humanos, a prevenção ao trabalho infantil e análogo ao escravo), licenças ambientais e operacionais, além de documentos obrigatórios relacionados ao segmento de atuação do fornecedor.
Monitoramento da conformidade dos fornecedores
O cumprimento das legislações e licenças aplicáveis é monitorado ao longo da gestão dos contratos. Os fornecedores são acompanhados por meio do Sistema de Gestão de Contratos, plataforma para cadastro e verificação dos documentos exigidos por lei e daqueles que comprovam o cumprimento das obrigações trabalhistas, ambientais e de saúde e segurança do trabalho.
Avaliação de fornecedores
Todos os fornecedores são avaliados em documentação e dependem de pontuação mínima para permanecer na cadeia de suprimentos da Bracell (atendimento mínimo aos parâmetros exigidos pelas normas de certificação e procedimentos da empresa).
Atualização frequente de documentação
Periodicamente, os fornecedores são convocados a apresentar documentos atualizados para comprovação de conformidade. Os fornecedores da operação industrial são avaliados em conformidade à ISO 9001. Já os fornecedores contratados para outros fins são avaliados de acordo com critérios técnicos específicos, relacionados à sua atividade.
Homologação de empresas de terceiros
A Bracell conta com uma equipe dedicada à homologação de empresas de terceiros que trabalham na Companhia, além da gestão de contratos de terceiros. A área realiza o monitoramento e o acompanhamento de conformidade à legislação trabalhista (engloba a garantia aos Direitos Humanos, a prevenção ao trabalho infantil e análogo ao escravo) e à ambiental. As empresas dos terceiros também são convocadas, periodicamente, a apresentar documentos atualizados para comprovar o atendimento à legislação e às licenças ambientais e operacionais.
Normas e diretrizes que orientam nossa atuação
A gestão do negócio e das atividades da Bracell é realizada em conformidade:
- aos valores fundamentais T. O. P. I. C. C.1 e à filosofia de criar valor à Comunidade, ao País, ao Clima, aos Clientes e à Empresa;
- aos Padrões de Desempenho da Corporação Financeira Internacional (IFC), instituição global de desenvolvimento do setor privado nos países em desenvolvimento;
- aos Dez Princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU)2
- aos Princípios do Empoderamento Feminino da ONU;
- aos Princípios do Equador como diretriz no gerenciamento de riscos socioambientais em seus projetos;
- às normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT);
- às certificações nas normas Cerflor/PEFC, ISO 9001:20153 e ISO 14001:20154; e
- às certificações Halal5 e Kosher6 na Bahia.
Todos os compromissos assumidos pela Bracell, como os relatados acima, são aprovados pela alta liderança da Companhia e suas diretrizes são aplicadas às operações por meio da Política de Sustentabilidade, do Código de Conduta, do Código de Ética de Compras, e da Política de Denúncias. Saiba mais clicando aqui.
A Bracell tem órgãos de governança responsáveis por reportar preocupações cruciais e recomendar tratativas à alta liderança, papel exercido pelo Comitê de Sustentabilidade e pelo Comitê de Crise (leia mais sobre os comitês no conteúdo GRI 2-16).
1Times que se complementam; Olhar de dono; Pessoas; Integridade; Cliente; e Melhoria Contínua.
2 Leia aqui a Comunicação de Progresso da Bracell para o Pacto Global da ONU.
3 Para a produção industrial da Bahia e de São Paulo.
4 Para a produção industrial da Bahia e de São Paulo, e operação florestal da Bahia.
5 Garantia de conformidade do processo de fabricação ao padrão ético e moral islâmico e à legislação islâmica.
6 Garantia de controle de qualidade e segurança do processo de fabricação em conformidade às normas da dieta judaica ortodoxa.
Processos de auditoria e due dilligence
A Companhia é auditada externamente, a cada seis meses, em relação aos Padrões de Desempenho do International Finance Corporation (IFC). O processo é parte da due diligence do financiamento das duas novas linhas flexíveis do site de Lençóis Paulista (SP). O processo avalia a gestão de temas socioambientais, com análise de riscos e de oportunidades, e com o endereçamento de planos de ação de melhoria contínua quando necessário.
A Bracell também passa por auditorias de clientes, que realizam processo de due diligence para averiguação de madeira controlada. Os auditores externos são recebidos e apoiados pelas equipes das operações florestal, industrial e comercial. Eles avaliam as práticas de gestão e procedimentos em atendimento a normas de madeira controlada (CW, controlled wood, em inglês).
Além disso, a Bracell também realiza um processo de due dilligence como parte do procedimento de compra de madeira, com a verificação de fontes controladas da norma do PEFC e com aplicação de formulário para assegurar o controle de origem. O formulário averigua, por meio da apresentação de documentos, inspeção em campo e outras evidências, o cumprimento da legislação local, nacional e internacional.
Também são monitoradas práticas de gestão com foco em proteção da natureza e do meio ambiente, espécies protegidas e ameaçadas de extinção, direitos de propriedade, posse e uso da terra de povos indígenas, comunidades locais ou outras partes interessadas afetadas, questões de saúde, trabalho e segurança, e anticorrupção.
GRI 205-1 Operações avaliadas quanto a riscos relacionados à corrupção
Todas as operações da Bracell (100% das operações da Bahia, São Paulo, Sergipe e Mato Grosso do Sul – florestal e industrial) são avaliadas quanto a riscos de corrupção, processo realizado de acordo com a Política de Combate à Corrupção do Grupo RGE (leia mais sobre a estrutura de operações da Bracell no conteúdo GRI 2-6).
Os riscos mapeados são identificados em normativos internos que formalizam os procedimentos da Companhia em relação a ações de identificação de riscos potenciais relacionados à corrupção, medidas de prevenção e mitigação de impactos.
A Bracell também tem uma Política de Denúncias focada em processos internos e voltada para colaboradores próprios. O documento estabelece os princípios fundamentais da Companhia neste tema, além de procedimentos para o registro de denúncias e tratativas dos casos. A Política de Denúncias, que está disponível no site da Bracell apenas em português, apresenta:
- os meios para que os colaboradores levantem preocupações sobre possíveis incorreções nos relatórios financeiros, controle interno ou quaisquer outros assuntos correlatos; e
- os meios para uma investigação justa e independente com acompanhamento adequado do endereçamento das ações necessárias para averiguar e tratar cada caso identificado por colaboradores.
Os denunciantes podem relatar possíveis incorreções para os departamentos de Auditoria Interna em todas as operações da Companhia. Os relatos podem ser feitos por meio de ligações telefônicas, e-mail, cartas, reuniões presenciais, entre outros meios de comunicação.
No site da Bracell, também estão disponíveis outros normativos que reforçam práticas e comportamentos éticos, para que seja garantida a conformidade com a legislação e normas regulamentadoras, como o Código de Conduta, o Código de Ética de Compras e a Política de Sustentabilidade. Clique aqui para acessar.
GRI 205-2 Comunicação e capacitação em políticas e procedimentos de combate à corrupção
Todos os anos, capacitações que reforçam as diretrizes da Companhia no combate à corrupção, atendendo ao Código de Conduta da Bracell, são contempladas na agenda de treinamentos.
Todos (100%) os colaboradores recebem o Código de Conduta no momento do processo de integração, logo após a admissão. Também são treinados em integridade, antissuborno e anticorrupção.
Outras ações que realizamos são:
- Toda a alta liderança da Bracell participa de capacitações periódicas sobre ética e integridade, entre as quais, um treinamento focado no Código de Conduta;
- Colaboradores que ocupam cargos seniores ou os que são responsáveis pela execução de medidas de due diligence de Parceiros de Negócios recebem treinamento personalizado adicional sobre o processo de due diligence de Parceiros de Negócios da RGE; e
- Os fornecedores da Bracell recebem o Código de Ética de Compras (COPE) e passam por processos de due diligence e averiguação de documentos e evidências que comprovem a conformidade de suas práticas e atividades às legislações local, nacional e internacional, às certificações, normas técnicas e regulamentações aplicáveis, e protocolos e normas regulamentadoras internacionais.
GRI 205-3 Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas
A Bracell tem mecanismos de controle e procedimentos para garantir a conformidade de suas práticas e qualifica corrupção como “abuso do poder confiado para obtenção de ganhos particulares, que pode ser instigado por indivíduos ou organizações”. Em 2022, não houve casos de corrupção na organização.
2020 | 2021 | 2022 | |
Número total de casos confirmados de corrupção | 1 | 1 | 0 |
Natureza dos casos reportados | Corrupção entre fornecedor e empregado | Corrupção entre fornecedor e empregado | 0 |
Número total de casos confirmados em que empregados foram demitidos ou punidos por corrupção | 1 | 1 | 0 |
Número total de casos confirmados em que contratos com parceiros comerciais foram rescindidos ou não renovados em decorrência de violações relacionadas à corrupção | 1 | 1 | 0 |
Nota: Em 2021, houve um processo de investigação relacionado à fraude, tendo como desfecho o bloqueio de relações comerciais com os fornecedores envolvidos.
Nota 2: São considerados casos de corrupção aqueles que apresentam, pelo menos, duas pessoas envolvidas na concretização do abuso de poder e dos ganhos particulares.
GRI 206-1 Ações judiciais por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio
A Bracell não foi alvo de ações judiciais ou administrativas, nos âmbitos nacional ou internacional, por concorrência desleal, corrupção, práticas de truste ou monopólio.
GRI 415-1 Contribuições políticas
A Bracell não realiza contribuições políticas.