Operações industriais
A Bracell tem capacidade de produção de 500.000 toneladas de celulose especial por ano na Bahia e 250.000 toneladas de celulose kraft por ano em São Paulo. Nossas fábricas utilizam um processo de produção altamente avançado para obter altos níveis de pureza, com um teor de alfa-celulose de até 98,5%.
Abastecimento
O eucalipto chega à fábrica descascado e cortado em toras que são temporariamente estocadas nos pátios de madeira.
Produção de cavacos
As toras são lavadas e cortadas em pequenos pedaços conhecidos como chips.
Cozimento
Os chips são cozidos no digestor, onde ocorre a separação das fibras da madeira. Essas fibras formam a polpa de celulose marrom.
Lavagem e depuração
Após o cozimento, os cavacos que não foram totalmente cozidos são separados e a celulose marrom é lavada. Um subproduto obtido a partir da lavagem da polpa de celulose é o licor preto que contém os sólidos orgânicos dissolvidos da madeira e os produtos químicos utilizado no cozimento.
Recuperação
O licor originado na lavagem é evaporado e, então, queimado na caldeira de recuperação. A queima deste licor gera vapor para produzir energia elétrica necessária à operação da fábrica. Este processo habilita a empresa a reaproveitar 98% dos químicos utilizados na produção da celulose.
Extração alcalina a frio
A etapa final do processo de lavagem e depuração compreende a extração alcalina a frio. É um estágio projetado para aumentar o grau de pureza da celulose.
Branqueamento
Depois de limpar e lavar a celulose marrom, ela é tratada com produtos químicos.
Resíduos e efluentes
Grande parte dos resíduos sólidos do processo de produção é reciclada.
Secagem e embalagem
Depois de branqueada, a celulose é prensada em formato de folha e seca com ar quente. Após a secagem, a folha é cortada e embalada em fardos ou em bobinas, de acordo com a necessidade do cliente, e armazenada.
Destino final
Do armazém, o produto é enviado aos clientes.