Em semana que se comemora o Dia da Árvore, companhia anuncia plano de recuperação de áreas degradadas em 47 municípios do estado de São Paulo
Na semana em que se comemora o Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, a Bracell anuncia seu Programa de Recuperação Ambiental, com ações voltadas ao plantio de espécies nativas em antigas áreas de pastagens e o enriquecimento de áreas em início de regeneração natural.
Serão recuperados mais de 3.000 hectares nos próximos anos em 47 municípios de atuação da empresa. Neste ano, a companhia deu início ao plantio de mais de 100 hectares, com a previsão de plantio de mais de 190 mil mudas nativas. O Programa de Recuperação está contemplado nas ações do Compromisso Um-Para-Um, iniciativa inédita no setor de celulose brasileiro lançada pela Bracell. Nestas áreas, a companhia está recompondo a vegetação nativa e ampliando os benefícios à biodiversidade.
Destacam-se as ações de recuperação de áreas de nascentes da Bacia do Rio Pardo, uma das fontes de abastecimento do município de Botucatu, onde a Bracell está realizando o plantio de 62.000 mudas nativas. Além disso, a recuperação de áreas de algumas das principais nascentes do Rio Batalha, totalizando aproximadamente 17.000 mudas plantadas, contribuindo para a qualidade da água consumida por habitantes da cidade de Bauru.
Além dos benefícios aos recursos hídricos e a geração de empregos a partir destas atividades, a proteção e recuperação ambiental impactam positivamente na biodiversidade regional. Exemplo identificado no município de Botucatu, onde a Bracell detectou entre 2020 e 2021, por meio do monitoramento de fauna, 9 espécies ameaçadas de extinção, sendo 8 são mamíferos e 1 ave. Entre as espécies estão o gato-do-mato-pequeno, lobo-guará, onça-parda e tamanduá-bandeira. Ao todo, 232 espécies entre as classes répteis, anfíbios, mamíferos, peixes e aves foram registradas e, desse total, 35 possuem algum grau de endemismo, ou seja, aquelas cuja distribuição se restringe a uma determinada área.
“Os números levantados e a presença dessas espécies ameaçadas evidenciam que as práticas adotadas pela Bracell assumem um importante papel para a conservação nesses habitats, uma vez que nos permitem conhecer, identificar e acompanhar o desenvolvimento da biodiversidade local, além de adotar medidas de proteção e conscientização. O Programa de Recuperação Ambiental vem fortalecer ainda mais nossas práticas em prol do meio ambiente”, ressaltou João Augusti, gerente de meio ambiente e certificações da Bracell SP.
Ele destaca ainda os pilares Biodiversidade e Paisagem e Pessoas, que fazem parte da Estratégia de Sustentabilidade da companhia. “Entendemos que os benefícios com a recuperação ambiental são múltiplos e impactam positivamente a vida das pessoas e que, dessa forma, estamos compartilhando valor com a sociedade”, afirma.
Compromisso Um-Para-Um
A Bracell lançou o “Compromisso Um-Para-Um”, uma iniciativa inédita no setor de celulose brasileiro, que contribuirá com a conservação das áreas de vegetação nativa em tamanho igual às áreas de plantio. Para cada um hectare plantado de eucalipto, a Bracell se compromete com a conservação de um hectare de área nativa. A meta será alcançada até o final de 2025.
Além da conservação de áreas nativas existentes nas áreas de produção da Bracell, o compromisso vai apoiar a conservação em áreas públicas e a recuperação de áreas degradadas por meio de parcerias com governos e outras instituições. Também vai atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, ao desmatamento e furto de madeira nativa, caça ilegal e captura de animais silvestres.