Skip links

Bracell assume Compromisso 1 para 1

Iniciativa está integrada à jornada de Sustentabilidade da companhia

Este ano a Bracell celebra seu aniversário de 03 anos assumindo o “Compromisso Um para Um”, uma iniciativa inédita no Brasil. A empresa vai contribuir com a conservação das áreas de vegetação nativa em tamanho igual às áreas de plantio. Portanto, para cada 1 hectare plantado de floresta de eucalipto, a Bracell se compromete com a conservação de 1 hectare de vegetação nativa. Vale ressaltar que, caso a Bracell aumente as áreas da base florestal, proporcionalmente estará ampliando também as áreas conservadas, de forma a manter o nosso Compromisso. A meta é atingir essa proporção até 2025.

Foto: Acervo Bracell.

Entenda quais são nossas ações:
+ Apoio para proteção e melhoria de Áreas de Conservação ou de Preservação Permanente;
+ Cuidado com a fauna silvestre: elaboração de um projeto executivo de ponte para primatas cruzarem estradas a salvo;
+ Estudo e recomendações para o controle de espécies invasoras que causam impacto à biodiversidade;
+ Monitoramento remoto da fauna: com gravadores e câmeras trap, contribuindo para a identificação de espécies e monitoramento de indicadores de qualidade ambiental das unidades de conservação;
+ Construção e manutenção de aceiros para prevenção de incêndios florestais;
+ Disponibilização de equipamentos manuais de controle de incêndios + Workshops para brigadistas envolvendo proprietários vizinhos e comunidades;
+ Placas de sinalização de advertência e informações ambientais e
+ Plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e Cerrado em áreas de terceiros, com o apoio de ONGs.

Foto: Acervo Bracell


Parcerias de sucesso!

+ Fundação Florestal
A Bracell assinou um termo de patrocínio com a Fundação Florestal, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo, para apoio em ações para proteção de 66 mil hectares de matas nativas, que inclui áreas relevantes da Mata Atlântica e do Cerrado Paulista. Destacam-se ações de prevenção e controle de incêndios na Estação Ecológica de Bauru, área que foi afetada por um grande incêndio e que impactou a biodiversidade da região. Essa parceria é a maior ação de patrocínio já firmada com a Fundação Florestal desde a criação do Programa Adote um Parque.

+ SOS Mata Atlântica
Em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica a Bracell se compromete a realizar ações para promover a restauração de 30 hectares de Mata Atlântica em áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal, contribuindo para a formação de corredores ecológicos e a conectividade de fragmentos remanescentes, iniciativas do Programa Florestas do Futuro. Destacam-se áreas da bacia de captação do Rio Batalha em Bauru e da bacia de captação do Rio Pardo em Botucatu. Como próximos passos, a ONG fará diagnósticos para possíveis restaurações na bacia do rio Subaúma na Bahia e, em São Paulo para identificar novas áreas aptas à restauração.

+ Sema e Inema
Na Bahia, a Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) são importantes parceiros da Bracell nas criações de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN),  poderoso instrumento de conservação da biodiversidade, a exemplo do projeto Falcão, que é a maior RPPN já reconhecida pela gestão estadual na Bahia, com 937,3177 ha, e a Japurá, com 534,2476 ha. Estas áreas somam-se a outras duas RPPN da empresa aprovadas pelo Governo Federal, por meio do Ibama: a Lontra, a maior área de conservação privada do Litoral Norte, com 1.377 hectares, e a Pedra de São José, em Mata de São João. Em virtude dos programas em prol do meio ambiente realizados pela Bracell, o Inema também certificou três Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas), sendo elas o Projeto Cachoeira, no município de Entre Rios, e o Projeto Sergipe, em Jandaíra, e a RPPN Lontra. Os órgãos do Estado também assinaram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para capacitação de 100 brigadistas voluntários, uma ação do Programa Bahia Sem Fogo, no combate e prevenção aos incêndios florestais.