A nova turma do programa Jovem Aprendiz da empresa iniciou as atividades neste segundo semestre e terá duração de um ano
Com o objetivo contribuir para a formação de uma nova geração de profissionais, por meio do programa Jovem Aprendiz, a Bracell Bahia iniciou a chamada fase concomitante da edição 2024, em que os 28 participantes passam a desenvolver as atividades na sede administrativa florestal da empresa, durante quatro dias, e um dia por semana na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), parceiro da companhia no programa.
A formação terá 12 meses de duração e ocorre também na sede administrativa da empresa, em Alagoinhas. Com isso, os participantes iniciam a experiência no mercado de trabalho com suporte de mentores com expertise que irão orientar e compartilhar experiências, tempo e energia, criando condições favoráveis para o desenvolvimento dos aprendizes.
A partir de agora, os jovens têm acesso à trilha de desenvolvimento disponibilizada para todos os colaboradores das áreas florestais e industriais da empresa com foco em criatividade, originalidade e iniciativa; resolução de problemas complexos; resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade; persuasão e negociação. Ao final do ciclo, cada um apresentará as atividades que desenvolveu no período, as melhorias propostas e abordar sobre seus principais desafios na empresa.
Maria Clara Santos de Santana, 21 anos, é uma das aprendizas e atua na área de Logística. “Vale muito ter essa experiência, porque a Bracell é um divisor de água quando se fala na atividade florestal e é muito valorizada no currículo. E pensando no meu plano de carreira futuro, acredito que é essencial ter esse aprendizado na empresa”, afirma ela.
Gustavo de Alcântara, 18 anos, não pensou duas vezes em participar do processo seletivo. “Estou muito animado porque, desde que soube da seleção, eu me dediquei bastante para entrar. Espero poder continuar. Minha mãe, que é técnica de enfermagem na Bracell, sempre fala bem da empresa e disse que devo me esforçar para aproveitar a oportunidade, agora que ingressei”, salienta ele, que atua na área de Meio Ambiente e Certificações Florestais.
Carolina Linhares, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da Bracell, destaca que, além dos ganhos de experiência para os participantes, ele traz vantagens para a empresa. “O programa ‘Jovem Aprendiz’ promove a melhoria contínua do processo de aprendizagem, melhorando o time e o negócio. Além disso, permite incluir pessoas de diferentes contextos, vivências, percepções e ideias, tornando a empresa mais plural, e prepara pessoas compatíveis com a expectativa do negócio, que aderem melhor à cultura organizacional e mantém a empresa atualizada sobre tendências, conhecimentos e novas tecnologias”, afirma.
Ainda segundo a gerente, os aprendizes recebem salário, vale-transporte e vale refeição, planos de saúde e odontológico e outros benefícios comuns aos colaboradores da Bracell.