Documentário traz os desafios enfrentados pela engenharia durante a construção do projeto de expansão que resultou na construção da maior e mais verde fábrica de celulose do mundo.
Um sonho que se tornou realidade! A Bracell chegou em Lençóis Paulista em 2019 com o propósito de realizar um projeto de expansão que resultaria no maior investimento privado do Estado de São Paulo dos últimos 20 anos: construir a maior e mais verde fábrica de celulose do mundo. O Projeto Star foi um desafio da engenharia que criou um dos maiores complexos de produção de celulose do planeta, unindo alta tecnologia e sustentabilidade.
O empreendimento foi inaugurado em 2021, cumprindo o cronograma e, desde então, contribui para o desenvolvimento econômico regional. Para registrar esse projeto grandioso, cada etapa da obra foi filmada e o resultado disso é o documentário Desafios da Engenharia: a Fábrica do Futuro. O filme, que estreia no dia 23 de novembro no Discovery, traz, do planejamento à execução, a superação de todos os obstáculos que levaram à conclusão dessa empreitada que envolveu mais de 30 mil pessoas.
“Acabamos de renovar nossa estratégia de longo prazo de sustentabilidade por meio do Bracell 2030, composto de metas ambiciosas em prol do clima, da natureza e das comunidades. A fábrica que construímos e que está representada no filme é uma das razões pelas quais pudemos nos comprometer com metas tão ousadas”, afirma Praveen Singhavi, Presidente da Bracell. “O documentário é, ao mesmo tempo, um presente para todos os colaboradores que ajudaram a colocar a fábrica de pé”, completa Singhavi.
O gerente de Mídias Digitais e Sociais da empresa, Frederico Bastos, conta que a narrativa do filme é composta por várias histórias reais dos personagens envolvidos na obra. “O documentário traz o cuidado das mulheres dos viveiros com o cultivo das mudinhas de eucalipto, passa pela responsabilidade da técnica de segurança do trabalho que garante o cumprimento das rigorosas normas de segurança e chega até o experiente técnico da caldeira de recuperação, que compartilha o aprendizado que este projeto trouxe para sua trajetória no setor”. Ele ainda adiciona que o momento de clímax do filme está relacionado à instalação do balão de vapor. “Uma peça extremamente importante, grande e pesada da caldeira de recuperação, que marcou a fase de construção”.
O documentário terá sua estreia no dia 23/11, às 23h59 pelo Discovery e, no dia 25/11, às 13h20. A partir de então, estará disponível no serviço de streaming Discovery+. Além disso, a população poderá conferir o trailer nas redes sociais da Bracell.