Desde janeiro, a BSC/Copener vem apoiando mais um ciclo de capacitações em parceria com a Acarte – Associação Ceramista de Artesanato de Dias d’Ávila nas comunidades de Leandrinho e Futurama. São duas turmas do curso de cabelereiro e duas de artesanato em cerâmica, de manhã e à tarde. E os primeiros resultados já apontam para o sucesso da ação, que tem trazido novas perspectivas de vida e trabalho para ambas as localidades.
“Em parceria com a Acarte, estamos criando novas perspectivas de trabalho e renda para estas comunidades, qualificando gratuitamente cerca de 60 pessoas dos bairros de Leandrinho e Futurama“, diz Sabrina de Branco, gerente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BSC/Copener. Segundo ela, a empresa é responsável pela remuneração das instrutoras e pelo fornecimento de material para a realização dos cursos.
A cabelereira Taís e a ceramista Cristiana são instrutoras e se revezam duas vezes por semana para atender aos participantes dos cursos. A cada encontro, muito aprendizado, superação e histórias como a de Dona Chica, de 63 anos, de Leandrinho. “Fazer artesanato é um sonho que estou realizando. Mesmo com esta idade, ainda quero montar a minha lojinha de cerâmica“, afirma a dona de casa.
Zene Araújo, coordenadora da Acarte, explica que iniciativas como esta despertam autonomia e incentivam novos negócios, com um alto poder de transformação na comunidade. “As pessoas passaram a dar mais valor ao apoio da empresa. As aulas acontecem nas próprias casas e, com o tempo e o esforço, elas passam a conseguir emprego, a ganhar o seu sustento. Aqui, não entregamos o peixe, mas estamos ensinando a pescar“, diz.