Skip links

Conheça os impactos positivos dos programas sociais da Bracell na Bahia

Apenas em 2019, os investimentos sociais da empresa já beneficiaram mais de 64 mil pessoas nas regiões do Litoral Norte e agreste baiano.

A estudante Mariana Souza dos Santos, 12 anos, da comunidade rural de Moita Redonda, em Inhambupe, na Bahia, se descobriu uma poetisa. E logo seu talento foi reconhecido: ela conquistou a vaga de seu município, em 2019, para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, na Olimpíada de Língua Portuguesa realizada pela Fundação Itaú Social, dentro do Programa Escrevendo o Futuro, em parceria com o Ministério da Cultura. Nesta edição, o gênero textual foi exatamente a poesia. E, para felicidade de Mariana, o tema foi “O lugar onde vivo”. Foi então que, incentivada pela professora Aparecida Guimarães, a menina se destacou com seus versos em “O jardim da vida”.

Os educadores da Escola Municipal Lucival Costa, onde ela estuda, participam do projeto Educação Continuada, uma das iniciativas do programa Bracell Educação, que trabalha, entre outros temas, a produção textual. Carinhosamente chamada de Pró Cida pelos alunos, a educadora diz ter orgulho de Mariana e revela que seus alunos têm apresentado notável melhoria na qualidade do texto desde que os professores começaram a aplicar as técnicas compartilhadas nas formações do programa da Bracell. “Aprendemos mais sobre como trabalhar em sala de aula, como fazer as correções e a produzir textos”, diz.  E o resultado não poderia ser mais gratificante: “Os alunos passaram a gostar mais de ler não só poesia, mas outros tipos de textos, na escola e em casa. No meu aniversário e no Dia do Professor, recebi várias poesias feitas pelos alunos”, comemora Pró Cida.

 

 Projetos sociais e resultados de impacto

Estas e outras histórias estão no Balanço Social da Bracell Bahia, que resgata os investimentos sociais da empresa no período de 2019 e apresenta alguns de seus mais de 64 mil beneficiados nas regiões do Litoral Norte e agreste baiano.

A publicação dá voz a moradores das comunidades que, com seus relatos, traz o valor do impacto positivo em suas vidas. Conheça as histórias de D. Cristina, que participa do projeto Farmácia Verde, de Cosme, o jovem cantor que venceu uma das edições do Fest in Canto, de Sr. Regi, catador de ponteiras de eucalipto, de D. Maria José, presidente de uma associação cuja sede foi recuperada pelo programa de voluntariado, do agricultor Jurandi, que orienta estudantes a desenvolverem o sistema agroflorestal. A publicação conta também a história de vida de Wellington, da brigada de incêndios florestais, que juntamente com os colegas, ajudou a recolher parte do óleo derramado nas praias no final do ano passado.

 

Bracell

 A empresa, que faz parte do grupo Royal Golden Eagle (RGE), é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil – em Camaçari (BA) e em Lençóis Paulista (SP). As atividades e modelos de gestão adotados pela companhia estão totalmente comprometidos com o uso sustentável dos recursos naturais, com o objetivo de criar valor para a comunidade, o país, o clima, o cliente e a empresa, de forma permanente.

Em 2021, quando a expansão na unidade de Lençóis Paulista, conhecida como Projeto Star, for concluída, a Bracell terá capacidade de produção anual de aproximadamente 2 milhões de toneladas de celulose e empregará aproximadamente 10 mil colaboradores próprios e terceirizados. Além de suas operações industriais no Brasil, a Bracell possui um escritório de administração em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.