Skip links

No Dia do Meio Ambiente, Bracell comemora a ampliação de áreas de reservas naturais

Ampliação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), lançamento de Manual de Avistamento de Animais Silvestres e a publicação do Resumo Público do Plano de Manejo Florestal. Essas são algumas das novidades da Bracell para marcar as comemorações, nesta sexta-feira, 05 de junho, do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Depois de formalizar, em fevereiro deste ano, a criação de cinco novas RPPNs, a empresa firmou junto aos órgãos ambientais a criação de outras quatro unidades, alcançando quase 8 mil hectares de reservas particulares nos biomas Mata Atlântica e Caatinga. Com as novas áreas criadas em fevereiro, a Bracell se tornou a proprietária das duas maiores RPPNsdo litoral norte, a Subaumirim Gleba A, com 1.607 hectares, e a Lontra, com 1.377 hectares.

Como um dos frutos do Programa de Monitoramento da Biodiversidade para a Conservação da Fauna e Flora, a empresa acaba de publicar a nova versão de seu Manual de Avistamento de Animais Silvestres, com referências de algumas das centenas de espécies de mamíferos, aves e répteis encontrados nas áreas de reserva e de plantios de eucalipto. Para se ter uma ideia, nas propriedades da Bracell já foram identificadas 801 espécies nativas, sendo 452 da fauna e 349 da flora. Além de fotos, o manual traz informações básicas sobre habitat, alimentação, reprodução, comportamento, status de conservação, períodos de atividade e potenciais riscos de acidente no contato com as pessoas.

Outra publicação importante, o Resumo Público do Plano de Manejo Florestal, também acaba de ser publicada. O documento, que sintetiza e evidencia as informações que constam no Plano de Manejo Florestal da Bracell, tem como objetivo informar às partes interessadas sobre as práticas adotadas nas operações florestais, demonstrando os esforços para garantir que sua produção e crescimento ocorram de forma sustentável. Os resultados apresentados no resumo referem-se ao período entre janeiro e dezembro de 2019. Segundo Bruno Felix, gerente sênior florestal da Bracell, o planejamento estratégico da empresa perpassa sempre o viés ambiental e social, pilares fundamentais para o sucesso das atividades da empresa.

O novo Manual de Avistamento de Animais Silvestres está disponível gratuitamente para o público. Além disso, disponibiliza o plano de manejo como forma de demonstrar todos os esforços para garantir que a produção e crescimento sejam sustentáveis. “São medidas que estão alinhadas com a nossa visão de tudo o que fazemos deve ser bom para a comunidade, para o país, para o clima e para os clientes. Só assim, então, será bom para a empresa”, reforça Felix.

Quer saber mais sobre os programas ambientais da empresa?
Acesse o link:
https://www.bracell.com/sustentabilidade/responsabilidade-socioambiental/