Iniciativa integra Compromisso 1:1 da companhia e terá duração de dez anos em Áreas Públicas de Proteção Ambiental
A Bracell assumiu, com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o compromisso de proteger 115 mil hectares de matas nativas em Áreas Públicas de Proteção Ambiental nos próximos 10 anos. A iniciativa, além de integrar o Compromisso 1:1 da companhia – no qual estabelece que, para cada um hectare plantado de eucalipto, a Bracell conservará um hectare de área nativa – e faz parte da agenda estratégica de ESG Bracell 2030, que reúne metas e compromissos de sustentabilidade.
O vice-presidente de sustentabilidade da Bracell, Márcio Nappo, explica que a proteção de vegetação nativa é uma das prioridades da companhia. “Adotamos esse compromisso de proteção de biodiversidade de forma permanente e buscamos estabelecer parcerias, como essa que fizemos com o Governo de São Paulo, nas outras regiões de atuação da Bracell. Embora a expectativa seja alcançarmos 100% da meta em 2025, tenho a alegria de contar que, no final de 2022, já havíamos batido 82%, o que reforça o nosso comprometimento com o desenvolvimento sustentável”, afirma.
Com uma sólida agenda de ESG desde sua fundação, a Bracell renovou, no final de outubro, sua estratégia com foco em ampliar os impactos positivos para o meio ambiente e para a sociedade. Ao todo, o Bracell 2030 reúne 14 novos compromissos e metas para os próximos sete anos, divididos em quatro pilares: Ação pelo Clima, Paisagens Sustentáveis e Biodiversidade, Promovendo Crescimento Sustentável e Empoderando Vidas.
A parceira com o Governo de São Paulo integra o pilar “Paisagens sustentáveis e biodiversidade” do Bracell 2030, que tem como uma das metas dar apoio na conservação de 230 mil hectares de vegetação nativa em áreas públicas, realizando ações para proteger e conservar unidades de conservação públicas nos biomas Mata Atlântica e Cerrado.
“O Governador Tarcísio de Freitas nos deu a diretriz de apoiar projetos e buscar soluções para viabilizar a restauração de áreas degradadas no Estado, por isto vamos nos unir a ações como a da Bracell e seguiremos comprometidos com a preservação e restauro do meio ambiente. Inclusive, na COP 28, nós apresentamos nosso Portfólio Verde, que contempla uma série de ações para promover pautas verdes, preservação, restauração de áreas degradadas e outras soluções climáticas pautadas nos diferentes biomas do nosso estado”, explica o subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade.
A transparência no andamento dos resultados e metas é uma prioridade para a Bracell. Por isso, a companhia publicará, anualmente, o status do desenvolvimento de cada pilar no Relatório de Sustentabilidade.
Para conferir os Relatórios de Sustentabilidade, clique aqui.