Skip links

Programa de voluntariado “Mãos Dadas” coleta 16kg de resíduos em Santos

Em parceria com a Prefeitura Municipal e o Instituto Mar Azul, mutirão da limpeza aconteceu no sábado, 17/06, na Praia do Gonzaga, entre os canais 2 e 3

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos e o Instituto Mar Azul, coletou 16kg de resíduos entre os canais 2 e 3, da Praia do Gonzaga, em Santos.

O mutirão de limpeza voluntário que aconteceu no sábado, dia 17 de junho, contou com a participação de 62 voluntários, entre eles colaboradores da Bracell do Intermodal Santos, amigos e familiares, além dos institutos parceiros.

O mutirão da limpeza marcou o lançamento do Programa de Voluntariado Mãos Dadas no estado de São Paulo. / Foto: Acervo Bracell.

“A Bracell tem uma grande preocupação com meio ambiente e atua de forma perene em todas as questões que envolvem a sustentabilidade. Foi uma ação muito positiva e continuaremos engajando os nossos colaboradores de para atuarem em causas que beneficiem o clima, e criando oportunidades para que usem o conhecimento, habilidades e tempo em benefício das comunidades onde a companhia atua”, ressalta Mouana Sioufi, Gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell.

O objetivo da ação foi promover a educação ambiental e sensibilizar a população sobre o impacto do descarte de resíduos para os oceanos e construir uma reflexão sobre o papel de cada indivíduo na sustentabilidade do planeta. Entre os materiais recolhidos estavam: plásticos de diversos tipos, bitucas de cigarro, isopor, metais, papéis, entre outros resíduos, que terão como destino os aterros sanitários do município.

Hailton Santos, Diretor Presidente do Instituto Mar Azul, parabeniza a ação junto aos colaboradores e voluntários e completa “esses resíduos encontrados nesse ambiente, descartados de maneira indevida representam um enorme risco a qualidade de água, a contaminação da areia da praia e também, impactos negativos na vida marinha. Mas, só ação em si não basta. Precisamos trabalhar de forma intensa em educação ambiental envolvendo toda a sociedade no sentido de mudança de atitudes. Ou seja: educar para transformar”.

Marcos Libório, Secretário do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santos diz “como primeira cidade no mundo a instituir a cultura oceânica nas escolas, a Semam agradece à Bracell. Quem cuida preserva, quem se preocupa age. Parabéns à empresa, que com sua iniciativa reconhece e contribui com os esforços de Santos na luta por um oceano limpo e saudável para todos. É isso que faz a diferença” afirma.

O mutirão da limpeza marcou o lançamento do Programa de Voluntariado Mãos Dadas no estado de SP, por meio do Bracell Social, programa de ações que contribuem para o desenvolvimento das comunidades onde a companhia atua em prol de territórios mais inclusivos e sustentáveis.